concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Workshop: O artista que você é e a arte que você faz no Coletivo 2E1, São Paulo


Três dias intensos de mergulho prático e crítico, a toda pessoa interessada em desenvolver ou recuperar seu processo criativo
Mais do que conceitos, que estão presentes e são importantes mas não nos levam muito além de um processo exclusivamente racional e analítico, teremos muitas e profundas atividades práticas e é com base nelas que todos serão provocados e estimulados a não só operar racionalmente mas partir para ação usando todas suas inteligências de forma crítica e problematizadora.
Público alvo: artistas e interessados em processo criativo
Professora: Carolina Paz
20, 21 e 22 de março de 2015 - 35 horas
Ateliê Coletivo 2E1
Rua Teixeira e Souza 252, Água Branca, São Paulo
11-2476-7472 ou doiseum@doiseum.com
APRESENTAÇÃO
Três dias intensos de mergulho prático e crítico, a toda pessoa interessada em desenvolver ou recuperar seu processo criativo.
Todos nascemos com o impulso da criatividade sem limites porém, já nos primeiros anos de vida nossa capacidade de inventar, criar, problematizar vai sendo tolhida pela sociedade, pelo sistema educacional padronizado e até pela nossa família no decorrer da vida. Essa repressão é necessária para nossa adequação à cultura e convívio comum, no entanto também nos cobra um preço grande pago pela homogenização e conformismo de noções e ideias. Esse preço é pago sempre que precisamos ser criativos e somos contidos, até subconscientemente, por autocríticas ou pela crença falsa de que não somos criativos.
Hoje é sabido que essa “modelagem social” pode ser diferente se nos três primeiros anos de vida a criatividade for estimulada antes de ser posta em perspectiva e criticada a partir dos valores e padrões socialmente estabelecidos. Quando uma criança desenha um cavalo com calda de peixe que vive no fundo do mar é importante deixa-la viver essa fantasia antes de lhe criticar suas noções de biologia matírima (mesmo com as melhores inteções) informando-a que não há cavalos vivendo sob as águas ou que um cavalo-marinho é um animal diferente. São exemplos como esse que se perpetuam aqui e ali até nossa vida adulta.
Se hoje você é cobrado(a) para ser criativo mas tem uma enorme dificuldade em lidar com essa cobrança, ou se cria mas tem vergonha de mostrar o que faz por medo das críticas, ou é um profissional que trabalha criativamente mas muitas vezes empaca ou perde a mão etc, saiba que muitas dessas dificuldades derivam da sua formação de base, da relação com os outros e da percepção sobre você mesmo(a).
O workshop "O artista que você é e a arte que você faz”, criado e ministrado pela artista visual e educadora Carolina Paz, é um tratamento intensivo de três dias onde você acessará outras lentes e instrumentos que permitirão você iniciar, recuperar ou amadurecer sua capacidade criativa.
Mais do que conceitos, que estão presentes e são importantes mas não nos levam muito além de um processo exclusivamente racional e analítico, teremos muitas e profundas atividades práticas e é com base nelas que todos serão provocados e estimulados a não só operar racionalmente mas partir para ação usando todas suas inteligências de forma crítica e problematizadora. Sendo “crítica e problematizadora” no sentido de uma vivência consciente, presente, lúcida e aberta e não limitadora e controladora.
PROGRAMA
Pré-requisitos: desejar iniciar, recuperar ou aprofundar sua atividade de criação
Material necessário: caderno, lápis ou caneta ou tintas etc (traga ou comece seu diário, livro de artista ou sketchbook para usar durante todo o workshop)
Venha com roupas confortáveis.
Sexta-feira (das 9 às 22 horas)
Manhã - início 9 horas
. O artista que você é e a arte que você faz: uma breve apresentação do workshop
. A escrita manual: escrever, anotar, desenhar, esboçar é fundamental
. Prática
Intervalo de uma hora de almoço
Tarde - início 14 horas
. Autoconhecimento: o eu e o ego
. Vivendo o presente: ser, estar e silenciar
. Prática
Intervalo para lanche ou jantar
Noite - início 19 horas
. O que é o processo criativo e o que esperar dele
. Explicação para a primeira prática do dia seguinte (ao ar livre)
Sábado (das 9 às 22 horas)
Manhã - início 9 horas
. Início das atividades no Parque da Água Branca: manhã de descobertas e criação
. Prática
Intervalo de uma hora de almoço
Tarde - início 14 horas
. Discussão sobre a atividade da manhã
. O processo criativo: comportamento, preparo e a busca por problemas
. Prática
Intervalo para lanche ou jantar
Noite - início 19 horas
. O processo criativo: interesses, pesquisa, aprofundamento
. Prática
Domingo (das 9 às 18 horas)
Manhã - início 9 horas
. O processo criativo: estímulos para “descongelar”, desenvolvimento de um problema
. Prática
Intervalo de uma hora de almoço
Tarde - início 14 horas
. Prática final no Parque da Água Branca
. Debate e comprometimento com os próximos passos
OBS: caso chova, as atividades no Parque da Água Branca, serão transferidas para um lugar fechado (a escolha deste será debatida no grupo).
Inscrição
temos um processo de seleção para formação da turma. Assim, a consultoria quanto as suas necessidades já começa no primeiro contato. Quanto antes se comunicar conosco, mais tempo de trabalho terá. Aproveite! Mande uma email.
Investimento
R$ 840,00 com descontos especiais para pagamentos a vista ou em até 4 vezes sem juros no cartão de crédito.
Fonte: Canal Contemporâneo

Nenhum comentário: