concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Projeto “Fotoativa em Residência – dois de lá, dois de cá” tem inscrições abertas até 8 de março


Iniciativa foi contemplada pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição. Dois artistas paraenses (ou residentes no estado) e dois de outros estados brasileiros serão selecionados para participar de uma imersão criativa em Belém
Estão abertas até 8 de março (domingo) as inscrições para o projeto Fotoativa em Residência – Dois de lá, dois de cá. O edital vai selecionar interessados em desenvolver atividades de criação artística em Belém. A iniciativa foi contemplada pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição, da Fundação Nacional de Artes/Ministério da Cultura.
Serão escolhidos quatro artistas, dois paraenses ou residentes no Pará há mais de dois anos e dois de outros estados, para morar na capital paraense por 10 semanas. Os candidatos precisam ter como norteador de seus trabalhos a fotografia em diálogo com outras práticas, linguagens e pesquisas poéticas. O edital completo com as informações para realizar a inscrição está disponível no site da Fotoativa (www.fotoativa.org.br).
A residência ocorrerá entre 6 de abril e 6 de junho e está estruturada em três tipos de atividade: conversas sobre processos artísticos e ações externas com convidados; laboratório de criação e experimentação livre; oficinas e atividades educativas.
Ao término, haverá uma mostra coletiva composta de trabalhos ou processos desenvolvidos durante o programa, com abertura prevista para 13 de junho. A mostra ficará em cartaz durante 30 dias, encerrando com o lançamento de uma publicação virtual.
Seleção – Os artistas serão escolhidos por dois membros do Conselho Curatorial da Associação Fotoativa, sendo eles Armando Queiroz e Alexandre Sequeira, e outros dois membros da equipe gestora do projeto. Haverá duas etapas: avaliação de dossiê do candidato e entrevista.
Na primeira etapa serão selecionados até oito artistas para realização das entrevistas. A divulgação dos artistas pré-selecionados para entrevista ocorrerá no dia 13 de março. As entrevistas serão realizadas no dia 14 de março e a divulgação do resultado final com os nomes dos selecionados será no dia 16.
Sobre a Fotoativa – Desde 1984, a Fotoativa tem sido uma das principais fomentadoras do cenário cultural paraense, utilizando a fotografia como recurso reflexivo, experimental e agregador. Em 30 anos, envolveu um contingente significativo de pessoas de diversos segmentos e faixas etárias que passaram a constituir um movimento plural, com projetos baseados nos campos das artes visuais, do patrimônio histórico e da educação.
Hoje a Fotoativa se estrutura em três núcleos – Formação e Experimentação; Pesquisa e Documentação; Comunicação e Difusão – na intersecção dos quais a residência se inscreve com a proposta de investigar a diluição dos contornos formais da fotografia e sua abertura a outras linguagens e pesquisas poéticas.
A residência inaugura um novo braço de atuação da Fotoativa, que pretende estabelecer um programa continuado de diálogo com outros agentes nacionais, proporcionando uma estada mais estendida e atuante na cidade de Belém, aos interessados em ter uma vivência junto à Fotoativa.
SERVIÇO
Associação Fotoativa recebe inscrições para o projeto “Fotoativa em Residência – dois de lá, dois de cá” até 8 de março. Consulte edital completo no sitewww.fotoativa.org.br. Informações: (91) 3225-2754 ou (91) 9 8226 4094.A Fotoativa fica na Trav. Frutuoso Guimarães, 615 – Campina. Belém/PA.
CRONOGRAMA – PROJETO FOTOATIVA EM RESIDÊNCIA – DOIS DE LÁ, DOIS DE CÁ
Inscrições: até 8 de março de 2015
Seleção: dias 9, 10, 11 e 12 de março de 2015
Notificação dos selecionados para entrevista: até 13 de março de 2015
Entrevistas: 14 de março de 2015
Divulgação do resultado final: 16 de março de 2015
Prazo para assinatura do contrato: 20 de março de 2015
Chegada dos residentes de outras localidades: 30 de março a 05 de abril de 2015
Residência: 6 de abril a 6 de junho de 2015
Montagem da mostra coletiva: 08 a 12 de junho de 2015
Abertura da exposição e mesa-redonda: 13 de junho de 2015
Fonte: Funarte

Nenhum comentário: