concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Conexõess – Marcus Flávio e Uiliam José - Franca - SP

CONEXÕESS, NOVA EXPOSIÇÃO NO LABORATÓRIO DAS ARTES
 
Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 11 de abril (sábado), a partir das 20 horas, a mostra Conexõess que reúne obras dos artistas Marcus Flávio e Uiliam José.
O Laboratório das Artes sempre se preocupou com a formação de público e dos artistas. Suas frentes de trabalho, ao longo dos anos, demonstram esta perspectiva, através da realização de oficinas e exposições que instigassem os artistas visuais a ampliarem sua visão artística, através do conhecimento de obras e técnicas as mais diferenciadas, num mundo cada vez mais dominado pelas imagens globalizadas.
Por isso, a mostra Conexões, que traz obras inéditas de dois artistas formados pela UNIFRAN (Marcus Flávio e Uiliam José, que expuseram no Lab em 2012), abre espaço e visibilidade para manifestações diferenciadas, que se articulam e dialogam entre si em suportes tradicionais e também em novas experimentações. Os trabalhos procuram relacionar as duas propostas dos artistas, no sentido de representar a comunicação existente entre eles e sua produção, através da técnica da escrita de símbolos medievais (Uiliam) e do confronto entre o tradicional e o contemporâneo no uso de materiais reciclados (Marcus).
Os artistas acreditam “que lidar com questões sociais e ambientais é uma forma de registrar uma época, os costumes e as transformações de uma sociedade. Os materiais aqui usados, ao perder a sua função eletrônica e ganhar um novo formato, ressignificam a sua utilidade em confronto à carga  funcional  inicialmente atribuída. O lixo eletrônico passa por um processo de materialização em que a arte criada lida com questões estéticas e sociais. As alterações de sociabilidade em nosso dia-a-dia com a presença dos meio eletrônicos são bastante evidentes, em especial na população urbana. As propostas artísticas destes trabalhos estão permeadas por temas triviais como o conflito entre o tradicional e o moderno, o domínio das novas tecnologias e a perda da privacidade.”
Suas linguagens e trajetórias de vida são diferentes, mas seus percursos profissionais se tocam no trabalho como professores de educação artística em tempos difíceis para este ofício. Em parte por conta disso, provavelmente, carregam consigo os signos da formação, da investigação e, ao mesmo tempo, de uma linguagem própria que está em processo de construção.
 
 

Serviço

Exposição: Conexõess – Marcus Flávio e Uiliam José
Abertura: dia 11 de abril, às 20 horas
Visitação: 11 de abril a 8 de maio de 2015
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Nenhum comentário: