concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 7 de maio de 2015

GORMLEY OCUPA FORTALEZA DE FLORENÇA COM MAIS DE UMA CENTENA DE ESCULTURAS




Esculturas em forma de corpos humanos em posições variadas ocupam todos os espaços da fortaleza do século XVI

O Forti di Belvedere, uma fortaleza italiana do século XVI localizada em Florença, hospeda até 27 de setembro mais de cem obras de Antony Gormley. Trata-se da exposição "Human", que ocupa as muralhas, degraus e terraços históricos do edifício com esculturas e estudos do artista, que ressoam seu fascínio pelo corpo humano.

Apesar das esculturas não serem inéditas, no forte estão organizadas de forma inédita, assumindo então novos significados. Sergio Risaliti, curador da mostra, afirma que esta é quase uma "retrospectiva" de Gormley, uma oportunidade de ver de perto várias fases do artista, desde as primeiras, com esculturas que se aproximam das figuras humanas, até as mais recentes, compostas por blocos geométricos, quase cibernéticos. No total, 103 esculturas de corpos humanos em tamanho real compõem a mostra, sendo 60 deles criados a partir do molde do corpo do próprio artista e 43 de seus "blockworks".

Entre os trabalhos em exposição está a instalação "Critical Mass" (1995), que o próprio artista descreve como um "anti-monumento que evoca todas as vítimas do século XX".

Com informações da White Cube, Blouin Artinfo e Designboom
fonte: Touch of Class

Nenhum comentário: