concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de abril de 2016

LANÇAMENTO LIVRO DE 18 ANOS DO ATELIÊ ABERTO -


LANÇA LIVRO DE 18 ANOS DE SUA TRAJETÓRIA

Ateliê Aberto lança no dia 28 de abril o livro METADADOS, trazendo sua história através de arquivos, documentos, memórias, textos, depoimentos, imagens e a participação de mais de 60 artistas, curadores, críticos e parceiros desses 18 anos





         Organizado e editado por Henrique Lukas, Maíra Endo, Samantha Moreira e a crítica convidada Ruli Moretti, o Ateliê Aberto convida à todos para o lançamento do seu novo livro METADADOS, no Café Container, das 16h às 22h, no dia 28 de abril (quinta-feira). Com distribuição gratuita e aberto ao público, o lançamento em Campinas é a primeira comemoração e distribuição do livro, que segue para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e São Luís do Maranhão.

         Com 492 páginas, o livro bilingue METADADOS possui dois começos, um meio e ainda sem fim. O leitor pode adentrar o livro pelo lado META, onde encontra participações de convidados com muitas imagens e uma selecão de textos históricos e inéditos, ou pelo lado DADOS, um arquivo completo com mais de 200 projetos, divididos entre os seus três endereços. Os projetos possuem uma serie de ícones que permite que o leitor navegue pelas páginas para além da linha cronológica.

         O meio do livro é composto por textos inéditos de cada editor, a conclusão da pesquisa de Marina Pinheiro e de uma intervenção do artista Ivan Grilo ("Amanhã vai ser maior"), participações que criam um cruzamento entre os dois lados do livro.

         O projeto gráfico é assinado pela designer Elisa Carareto, com a colaboração de Rafael Azevedo, e intervenção e capa de Daniela Brilhante.

         Dentre as 69 participações temos interferências de Marcelo Moscheta, Thiago Martins de Melo, Nazareno, Daniel Acosta, Virginia de Medeiros, Luisa Nóbrega, Igor Vidor, Rogerio Ghomes, Lia Chaia, Paulo Meira, Nino Cais, André Severo, Marcio Harum, Ricardo Basbaum, assim como textos inéditos escritos especificamente para o livro.

         O projeto METADADOS começou em 2015, com um processo de pesquisa, uma residência editorial e uma exposição aberta ao público. O livro encerra o projeto e torna pública a história do espaço.






OS PRÓXIMOS PASSOS 

         O Ateliê Aberto, sem endereço fixo no momento, continua sob a gestão de Henrique Lukas e Samantha Moreira, que fundaram no segundo semestre de 2015, juntamente de Marcio Harum, Thiago Martins de Melo e Guilherme Fogagnoli, o CHÃO, um novo espaço independente no centro histórico de São Luís no Maranhão. Maíra Endo continua a se dedicar a projetos que envolvem a cena independente através da SOLar . projetos de arte.
        


CONTATO:
Henrique Lukas (Ateliê Aberto e Chão)
+55 19 9 82440099 
henrique@atelieaberto.art.br
www.atelieaberto.art.br

* O Ateliê Aberto é um projeto de arte e espaço autônomo que surgiu em 1997 em Campinas (SP).


SERVIÇO
28.04 | quinta-feira
Lançamento livro METADADOS em Campinas
LOCAL: Café Container - www.cafecontainer.com.br
R. Antônio Lapa, 1080 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-440
Entrada gratuita



LIVRO
Distribuição gratuita
Dimensão: 16,5 x 25,0 cm (tamanho fechado)
Tiragem: 1.000 unidades
492 páginas


ATELIÊ ABERTO
henrique@atelieaberto.art.br

________________________________________________________

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

FICHA TÉCNICA

Residência editorial Henrique Lukas, Maíra Endo, Ruli Moretti e Samantha Moreira (1 a 15 de junho de 2015 - Ateliê Aberto - Casa#3)
Conversa aberta Henrique Lukas, Maíra Endo, Samantha Moreira e Ruli Moretti (15 de junho de 2015 - Ateliê Aberto - Casa# )

Livro [book] Metadados

Organização e edição Henrique Lukas, Maíra Endo, Samantha Moreira e Ruli Moretti (editora convidada)
Coordenação de edição e produção gráfica Henrique Lukas

Projeto Gráfico Elisa Carareto e Rafael Azevedo
Diagramação Daniela Brilhante, Elisa Carareto e Rafael Azevedo
Capa Daniela Brilhante

Participações Adir Sodré, Alejandro Haiek, Ana Helena Grimaldi, Ana Luisa Lima, André Sant'Anna, André Severo, Andrea Brandão, Aruan Mattos, Ateliê397, Benjamin Seroussi, Cacá Toledo, Carolina Krieger, Daniel Acosta, Daniela Castro, Del Pilar Sallum, Duda Miranda, Érika Pozetti Judice, Fábio Luchiari, Fabio Morais, Felipe Steinberg, Filipe Espindola, Flavia Regaldo, Francisco Ivan Russo, Gabriel Sto., Giovana Mastromauro, Henrique Lukas, Igor Vidor, Ivan Grilo, Jaílton Moreira, Jarbas Lopes, Joana Meniconi, Jorge Menna Barreto, Jurandy Valença, Keyla Sobral, Lia Chaia, Lilian Maus, Lucas Bambozzi, Lucas Guedes, Lucas Silveira, Luísa Nóbrega, Maíra Endo, Marcelo "Beso" Veronese, Marcelo Amorim, Marcelo Moscheta, Marcio Harum, Marina Pinheiro, Melina Marson, Mercedes Torres, Natasha Marzliak, Nazareno, Nino Cais, Paris Lado B Gastronomie, Paula Almozara, Paulo Meira, Pedro Hurpia, Pepa D’Elia, Philippe Dias, Ricardo Basbaum, Ricardo Cruzeiro, Rogerio Ghomes, Ruli Moretti, Samantha Moreira, Studio Nômade, Thais Rivitti, Thiago Martins de Melo, Tiago Rivaldo, Virginia de Medeiros e Yro (Elie Blanchard).

_______________________________________________________________
ATELIÊ ABERTO


O Ateliê Aberto é um organismo que investiga, idealiza e fomenta novos processos de gestão e criação em cultura contemporânea. Este laboratório permanente de processos colaborativos e de convívio é estruturado em três frentes coexistentes que se relacionam entre si: espaço cultural, criação de projetos e prestação de serviços. Para se relacionar com o seu entorno, o Ateliê propõe residências, ações, exposições, intervenções, mostras e debates ampliando as possibilidades de criação e pesquisa dentro do circuito da arte contemporânea. Com o objetivo de desenvolver essas relações e formar público, o espaço se tornou um articulador de ideias e experiências, promovendo reflexão social, cultural e política, trazendo à tona novas possibilidades de compreender nosso contexto. Nessa busca constante, o Ateliê Aberto expande o espaço físico de sua sede e os espaços expositivos convencionais, rompendo também o distanciamento entre diferentes áreas do conhecimento e aproximando o público dos artistas. Fundado em 1997 por Samantha Moreira e Reginaldo Pereira, atualmente o Ateliê Aberto é coordenado por Henrique Lukas e Samantha Moreira. 

Nenhum comentário: