concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Exposição de Arte PASSAGEIRA 16


Passageira-16_editais-e-afins
A PASSAGEIRA recebe inscrições para sua 1ª edição, a se desenvolver nas instalações do Museu de Arte de Londrina de agosto a setembro de 2016.
Uma comissão qualificada selecionará oito propostas de trabalhos artísticos em conformidade com as peculiaridades da vertente site specific.
As obras serão expostas simultaneamente no Museu de Arte de Londrina – antiga rodoviária da cidade, cujo projeto é do arquiteto João Batista Vilanova Artigas – com o propósito de suscitar reflexões sobre arte, arquitetura, patrimônio histórico e social, além dos possíveis diálogos entre estes campos. A PASSAGEIRA 16 também pretende difundir a multiplicidade e diversidade de linguagens, plataformas e formas de expressão artísticas.
Podem se inscrever gratuitamente artistas de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil, com idade mínima de dezoito anos. que atuem em qualquer modalidade, sendo admitidos também projetos multidisciplinares.
Site Specific
O conceito site specific é destinado a obras criadas e planejadas de acordo com um ambiente ou espaço determinado, onde os elementos estéticos dialogam com o meio circundante para o qual a obra é elaborada. Nesse sentido, a noção de site specific liga-se à ideia de arte ambiente, que sinaliza uma tendência da produção contemporânea de se voltar para o espaço - incorporando-o à obra e/ou transformando-o -, sendo ele o espaço físico do edifício, seu entorno, sua função pública, seu estado de conservação e/ou sua utilização social.
A exposição enseja apresentar ao público novas abordagens do espaço para que se obtenha uma experiência inédita no edifício, com vistas a fomentar a produção e a pesquisa, estimular novos processos investigativos e fortalecer as dinâmicas sociais da arte.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 29 de junho/2016, via email.
– Taxa de inscrição: não
– Premiação:aporte financeiro de R$ 2.500 para cada projeto selecionado
– Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/28RJU78


by Editais e Afins

Nenhum comentário: