concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 9 de junho de 2016

QUARTA-FEIRA - DIA DE LABORATÓRIO PALESTRA | Na obra de Bosch, uma alusão à N.S. do Desterro | Prof. Me. Antonio Santoro Jr. - SP

Palestras SINAP-ESP
QUARTA-FEIRA - DIA DE LABORATÓRIO
O Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos e a Casa do Restaurador formaram parceria para trazer ainda mais benefícios aos artistas, contribuindo substancialmente para o seu aprimoramento artístico e curricular.

Quinzenalmente será oferecida, nas dependências da Casa do Restaurador, uma palestra totalmente gratuita aos artistas associados, com profissionais referências de mercado.  

As palestras quinzenais serão programadas no mês anterior para que você possa se agendar.
No mês de junho, serão no dia 15 e dia 29, sempre às 19:30 h.

Faça sua inscrição por e-mail sinapesp.aiap@uol.com.br ou pelo telefone 11 3884 1727 – das 14:00 às 18:00; segundas, quartas e sextas-feiras. Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato, nome da palestra e como soube da palestra. Você receberá a confirmação de sua inscrição por e-mail, pois as vagas são limitadas.

IMPORTANTE: Em caso de impossibilidade de comparecer comunique-nos com antecedência. O não comparecimento, sem justificativa, implicará no impedimento da participação em outras palestras e eventos gratuitos.

Solicitamos ao artista associado a contribuição com 1 kg de alimento não perecível.

Veja abaixo as palestras para o dia 15/06 e 29/06. Participe!!!

QUARTA-FEIRA - DIA DE LABORATÓRIO

PALESTRA | Na obra de Bosh uma alusão à N.S. do Desterro | Prof. Me. Antonio Santoro Jr. | Quarta-feira, 15/06 às 19:30h

Tríptico: Tentações de Santo Antão - Hieronymus Bosch - Óleo s/ Painel - 131.5 x 119 cm - Museu Nacional de Arte Antigua -Lisboa
Tendo em vista, que neste ano de 2016, o panorama das artes de todo o mundo está relembrando os 500 anos da morte de Hieronymus Bosch, pintor flamengo, através de exposições de suas obras, palestras, novas interpretações de suas figuras que causam estranheza, o Prof. Antonio Santoro trouxe a público, a palestra: “ Na obra de Bosch, uma alusão à N.S. do Desterro”, que elaborou através de pesquisas sobre a obra do pintor, trazendo novas interpretações sobre alguns itens relacionados ao tríptico: “Tentações de Santo Antão”.

Nesta palestra serão abordados aspectos sobre a vida e obra de Bosch, sua inquietação na produção artística, que o levou a produzir estranhas e incompreensíveis figuras, na época em que o Renascimento estava caminhando para o seu ápice, século XV.

Este artista passou quase despercebido depois de sua morte. Como não costumava datar suas obras, e só assinou algumas delas, tornou-se uma tarefa muito difícil para a crítica e historiadores conseguirem dados para elaborar sua real história. Saliente-se ainda, que Bosch na mesma época produzia também uma arte sacra tradicional, com cenas bíblicas como: “Bodas de Caná” e ou “A adoração dos reis magos” bastante apreciadas pelo público.

Depois de quase 400 anos de esquecimento as obras de Bosch voltaram à tona, no início do movimento moderno, influenciando surrealistas do século XX, como Dali, Escher, Munch, Magritte, Pablo Picasso, no painel da Guernica, e outros.

Por que falar de Bosch atualmente? Porque neste ano em agosto serão completados 500 anos de sua morte, e o mudo todo, principalmente Europa está homenageando este artista com exposições de sua obra em museus e palestras sobre produção plástica.

15 | junho | quarta-feira | R$ 25,00 (não associados)

Gratuito para artistas associados SINAP-ESP/AIAP (contribuição com 1kg de alimento não perecível)

VAGAS LIMITADAS

19:30 às 21:00

Prof. Me Antonio Santoro Jr
Professor de Estética e História da Arte há mais de 30 anos no Centro Universitário Belas Artes, ex Faculdade de Belas Artes de São Paulo (FEBASP), crítico de arte das Associações APCA, ABCA e AICA, museólogo e curador.

QUARTA-FEIRA - DIA DE LABORATÓRIO

PALESTRA | Ética e Materiais de Pintura Artística | Luís Rocha | Quarta-feira, 29/06 às 19:30h

Nesta palestra abordaremos a responsabilidade dos artistas em relação à criação de obras estáveis. Dando um enfoque técnico, aos materiais utilizados e seu comportamento nas pinturas.

Público alvo
Artistas
Professores de Arte
Estudantes de Arte
Pessoas que trabalhem com materiais de arte
Interessados e Colecionadores de Pinturas

Tópicos Abordados
Problemas encontrados em Pinturas
  • Suas Causas
Cuidados com a conservação das pinturas
Materiais Compatíveis e Estáveis
  • Suportes
  • Tintas e Pigmentos
  • Vernizes

29 | junho | quarta-feira | R$ 25,00 (não associados)

Gratuito para artistas associados SINAP-ESP/AIAP (contribuição com 1kg de alimento não perecível)

VAGAS LIMITADAS

19:30 às 21:00

Luís Rocha
Diretor da Casa do Restaurador, loja completa de materiais artísticos de referência no mercado artístico, que presta serviços de restauro em obras de arte e conta com o Centro Cultural Casa do Restaurador que promove uma série de cursos e workshops, respaldados em artistas e experientes profissionais consagrados
SINAP-ESP/AIAP
FOCO NO ARTISTA

Nenhum comentário: