concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 11 de outubro de 2016

exposição MAJESTY - Felipe Oliveira Mello - SP

“Majesty”

“Artista plástico volta à cena cultural paulista com exposição individual de série dedicada a um dos nomes mais icônicos de toda a história mundial, com apresentações física e virtual”

Após três anos de imersão criativa, o artista Felipe Oliveira Mello volta a expor na cidade de São Paulo. O escritório de arte dconcept será novamente o palco para apresentação de sua nova série, intitulada de “Majesty”, a partir de 19 de outubro.

A rainha do Reino Unido, Elizabeth II, é o tema da série. Sua vida, do nascimento em Londres em 21 de abril de 1926, até os dias de hoje, cria o enredo desta exposição. “Uma mulher unânime, de determinação infalível e caráter imperativo, merecedora de sua história registrada e pública; Elizabeth, acima de tudo, é amada por toda nação! ”, comenta Felipe. 

A idealização de “Majesty” começou em 2013, logo após a estreia de Felipe no mercado das artes, com a série “Herdeiros”. A personagem da Rainha já aparecia em suas pesquisas, mas seu interesse pelo conteúdo e influência de sua imagem iriam além e se estenderiam a um novo projeto.

Foi a partir de uma viagem a Londres, para cumprir uma residência artística e outros cursos paralelos, que a série começa a se materializar. Uma intensa fase de pesquisas em museus, bibliotecas, espaços culturais, sebos, pontos turísticos e alternativos da capital da Inglaterra, preencheram grande parte da agenda do artista durante um semestre.

A seleção de imagens de Elizabeth se fez por vários livros, de todos os tamanhos e importâncias, que registraram toda a sua trajetória, desde bebê até seus noventa anos de idade. Um acervo adquirido por Mello com mais de mil imagens. 

Todos os livros, foram descosturados cuidadosamente, e as imagens de maior representação da expressão da personalidade, do cotidiano e dos corriqueiros protocolos reais, foram definindo a construção da série.

Após várias fases de triagem, Felipe chegou a quarenta e cinco imagens que serão expostas no seguinte formato:

- Cinco obras grandes, a maior com 1,20m por 1,80m, constituída por 144 painéis fotográficos, com medidas baseadas nos típicos cartões postais, unidos por um bordado manual em cordonê fino dourado laminado, formando um mosaico único. O processo se inicia com a digitalização e arte gráfica da imagem original. A expansão da imagem é dividida e reajustada uma a uma e cada impressão fotográfica é então laminada em pH neutro sobre uma base de “foam board” e perfurada cuidadosamente para receber a aplicação do bordado. Com isso, F.O.M., traspõem através de seu trabalho e intervenções, a complexidade da história, o magnetismo da aristocracia e a redundância que existe em torno do nome Elizabeth.

-  Quarenta obras menores, de 40cm por 30cm e 40cm por 60cm, retratam diversas fases da vida da monarca. As páginas originais receberam diferentes bordados manufaturados e elaborados a partir de estampas e padronagens clássicas inglesas.     

Os entrelaces criam, em todas as peças, uma trama de interferência na imagem de Elizabeth e no espaço que a circula. 

Nas obras, a face da rainha é coberta pela junção de vários lacres de carta, aplicados com um sinete, encomendado no período em que o artista esteve em Londres, com a imagem da coroa real. O lacre de cera, produz vínculo e representa o inviolável, expressa a burocracia, confirma o sigilo e esconde o que há por traz do que cela. Com uma mistura de cera e encáustica, esse item de intervenção é apresentado na cor vermelha, gerando estranhamento e curiosidade.     

A rotina londrina, fusão entre o histórico e o contemporâneo, se revela na exposição em outros vetores poéticos, utilizando instalações de neon e intervenções em lambe-lambe, e assim a atmosfera do espaço expositivo se compõem. 

“Majesty” fica em cartaz no dconcept por trinta dias. Ultrapassando os limites físicos, simultaneamente a sua abertura e por um tempo mais duradouro, a exposição também será apresentada pela rede social Instagram, através do perfil @majesty_expo.


Serviço: a partir de 19/10/2016
dconcept – Alameda Lorena, 1257 – São Paulo.
Instagram: @felipeoliveiramello @majesty_expo


Nenhum comentário: