concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

extensão universitária - Procedimentos para estruturar acervos e coleções - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

 
Extensão universitária

Procedimentos para estruturar acervos e coleções


Curso de extensão da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) introduz ao aluno procedimentos de organização e tratamento aplicados aos acervos.
 
A difusão da informação é uma característica essencial até mesmo na organização e tratamento de acervos, em suas diversas especificidades – fundos, coleções, biblioteca de apoio, hemeroteca e bancos de referências. No curso de especialização da FESPSP, Arquivos e coleções: práticas de organização e difusão, o aluno é apresentado à estruturação de políticas de acervo, caracterização dos fundos de arquivo e coleções e nos programas de acesso e divulgação do patrimônio custodiado por arquivos, bibliotecas, centros de documentação e memória e museus, conta a docente Simone Silva Fernandes. “Esses conhecimentos são necessários para o incremento de ações de difusão do acervo e de educação patrimonial”. 
 
Para tanto, serão abordados os conceitos gerais que perpassam a Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia e as metodologias de trabalho de cada uma delas, oferecendo ao aluno capacidades teórica e técnica de tratamento da informação.
 
O curso é destinado a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Biblioteconomia, Ciências Sociais, Pedagogia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Alunos FESPSP possuem 40% de desconto. Ex-alunos e instituições conveniadas, 15% de desconto. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br
 
 
Serviço
Curso de Extensão – Arquivos e coleções: práticas de organização e difusão
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo - SP
Período: 11 de março a 8 de abril de 2017.
Horário: Sábados, das 9h às 13h
Carga Horária: 24 horas
Docentes: Simone Silva Fernandes e Andréa Andira Leite
 
Sobre Simone Silva Fernandes
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), possui graduação em Faculdade de Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é técnico documentalista da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivística, instrumento de pesquisa, memória social, história oral e obra de referência (Texto retirado da plataforma Lattes em 23/02/2017).
 
Sobre Andréa Andira Leite
Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Especialista pelo curso Estudos de Museus de Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Mestranda do Programa de Pós Graduação Interunidades em Museologia, também pela Universidade de São Paulo. Experiência: pesquisa em artes visuais e memória artística, documentação e conservação museológica e arquivística. Atualmente é documentalista de acervo no Museu Afro Brasil (Texto retirado da plataforma Lattes em 23/02/2017).
 


Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP
FESPSP: 83 anos de Reconhecimento
A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.
Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.
O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.


Agência FESPSP

Rodrigo Carani

Jorge Tateishi

Nenhum comentário: