concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 21 de março de 2017

exposição Telha e Tijolo Sobre Carne e Concreto - Sandro Akel - SP

Galeria Nicoli apresenta “Telha e Tijolo Sobre Carne e Concreto”, de Sandro Akel
Exposição retrata a individualidade, representada pela propriedade privada, e o distanciamento de cada ser humano imerso na grandeza da cidade


Um novo ponto de vista a respeito das fronteiras individuais da cidade de São Paulo é tema da exposição “Telha e Tijolo Sobre Carne e Concreto”, de Sandro Akel, na Galeria Nicoli. Em cartaz entre os dias 23 de março e 15 de abril, a mostra apresenta a nova série de trabalho do artista, que retoma o fator público do território a partir de uma nova perspectiva, em que cada espaço privado é um mundo indivual onde as pessoas se fecham do mundo público, porém o território público continua aberto e todos podem acessá-lo.

As obras apresentadas são esculturas compostas por desenhos sobre registros fotográficos em plantas de quadras dos bairros paulistanos Barra Funda, Santa Cecília e Casa Verde. A poética do espaço urbano, a individualidade – representada pela propriedade privada - e o distanciamento de cada ser humano imerso na grandeza da cidade, são o fio condutor de todo o trabalho.

O território nasce público e sofre apropriação humana, que traça fronteiras com muros e artifícios de defesa, constituindo assim sua propriedade privada. Sob a intenção de proteção de sua fragilidade, esse ser ergue estruturas isolando-se de forças imprevisíveis, da natureza e do mundo exterior. Essas estruturas, micro-fronteiras individuais de geometrias orgânicas, formam a cidade, que observada de um ponto de vista zenital, demonstra a aglomeração destes pequenos mundos particulares.

Sandro utiliza a técnica de acumulação e sobreposição de camadas usando telhas, tijolos, pontas de grades e telhados ondulados, formando uma escultura-mãe, que recebe aplicações de desenhos e outros elementos.

“A cidade pode ser vista como a soma dos espaços privados, que se acumulam lado a lado criando os condomínios, os quarteirões e os bairros em que habitamos. Durante o processo de expansão da cidade, o ser humano se apropria progressivamente do solo público e o delimita segundo seu desejo, cobrindo a terra com pisos de concreto, traçando linhas perimetrais, identificando assim o espaço privado, cercado, separado do espaço dos outros. Em seu terreno particular, em seu retiro, erige paredes, vigas, janelas e portas, e fecha sua estrutura com um tampo de telhas e tijolos, protegendo sua carne dos estranhos e das forças imprevisíveis da natureza, dos perigos do mundo de fora” explica o curador Giovanni Pirelli.



Sobre Sandro Akel
Um dos fundadores do coletivo Bijari, o carioca ficou conhecido inicialmente pelo trabalho com o grupo onde a convergência entre artes visuais e tecnologia aplicadas em instalações de grande porte, intervenções urbanas e ações multimídia que guiavam seus projetos.
Dessa profunda experiência com diversos suportes, um olhar atento à movimentação das ruas e um desenho fino e potente, em 2009 surge a necessidade de se dedicar exclusivamente à pintura.

A partir daí, cria painéis e quadros que se mantêm conectados com a linguagem urbana através de colagens e sobreposições de cartazes encontrados pelas ruas do mundo todo (Berlin, Londres, Nova York), incorporando agora o desenho em larga escala, redefinindo as dimensões e os pontos de vista. Muitas vezes inspirados na figura feminina, as obras ganham ainda mais força quando Akel aprofunda sua pesquisa de linguagem adotando a técnica da encáustica (trabalho com cera líquida.



Sobre a Galeria Nicoli
A Galeria Nicoli, dirigida por Carla Nicoli Pilão, nasceu com o objetivo de estimular e divulgar a produção artística de talentos consagrados e em amadurecimento, tanto no mercado de arte contemporânea como no de design.

Pioneira no conceito design-art no Brasil, impulsiona a produção de obras artisticas e de peças de design autoral únicas ou em edições numeradas, visando fomentar o colecionismo do design.




Serviço
“Telha e tijolo sobre carne e concreto”
Local: Galeria Nicoli. Rua Peixoto Gomide, 1736. Jardim Paulista – São Paulo – SP
Data: 23 de março a 15 de abril
Horário de funcionamento: Segunda a sexta – 10h30 às 18h30. Sábados – 11h00 às 16h00

http://galerianicoli.com.br/

Nenhum comentário: