concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 2 de maio de 2017

Laboratório Perfor_Corpuscoletivo - SP

O Laboratório Perfor_Corpuscoletivo se apresenta como um desdobramento das ações realizadas durante o Programa Público de Performance Península, promovido pela Galeria Península e propõe a instauração de um espaço de experimentação pautado nas inquietações artísticas e criativas de cada participante e do corpus coletivo. Partindo da concepção do corpo como dispositivo trans e crossdisciplinar os encontros serão ativados através de diferentes discussões a respeito das relações entre a performance e sua conduta de resistência. Assim os encontros partirão da produção e reflexão em torno da performance e seus desdobramentos no âmbito da arte e do contexto social e político.

 
2017 começou com corpos expostos em prisões superlotadas no norte do Brasil; com greve da polícia militar no estado do Espírito Santo, resultando em mais de 150 mortes em poucos dias; com campanha no Rio Grande do Sul  a favor do posse de arma “em prol da vida”; com alto índice de violência física, psicológica e sexual durante o recém carnaval. Vivemos, a muito tempo, em um estado de violência constante em que corpos resistem a todo instante. Sendo as principais vítimas mulheres, negr@s e lgbtiq+. Assim o Laboratório Perfor_Corpuscoletivo propõe a discussão sobre o lugar do corpo e da performance no contexto social e político. Como o corpo, quanto mediador de nossa experiência com o mundo e com o outro, vive envolto em violência e contradições? Quais sentidos de liberdade radicais somos capazes de provocar? Como o corpo pode ser fluxo e ambiente dessas discussões, mesmo após a ação performática? Assim, voltamos a questão já trabalhada em uma das residências do Programa Público de Performance Península - PPPP, “como construir um processo de justiça para tratar da violência a corpos considerados como não-humanos e/ou periféricos ante as normas patriarcais-coloniais-neoliberais do mundo atual?”
 
Local: Atelier Livre e Galeria Península
Carga horário: 8 encontros de 03 horas (Quartas-feiras, das 18h30 às 21h30), totalizando 30h00 de formação e  01 Noite pública de experimentação na Galeria Península
Público: Artistas, estudantes, agentes culturais,  interessados em performance em geral. Maiores de 18 anos. 20 alunos.
Valor: R$ 150,00

Encontros:
 
Encontro 01 (03 de maio) | Performance, genero e ativismo
Encontro 02 (10 de maio) | Performance e feminismo
 
Encontro 03 (17 de maio) |  Vertentes teóricas da performance
 
Encontro 04 (24 de maio)|  Corpo presente/corpo midia
 
Encontro 05 (31 de maio) |  Performance, arquivo e documento
Visita a exposição do Programa Público de Performance Península
Loca: Galeria Península, Rua dos Andradas, 351

Encontro 06 (07 de junho) |  Jogos e disrupções
 
Encontro 07 (14 de junho) |  Performance e duração
 
Encontro 08 (21 de maio) |  Performance Corpus Coletivo
 
Noite pública de experimentação na galeria península

 

Inscrições aqui

Nenhum comentário: