concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 15 de março de 2018

exposição Pontos Cruzados - Silvana Mello - SP

EXPOSIÇÃO UNE UMBANDA, FEMINISMO E NATUREZA EM SÉRIE DE COLAGENS INÉDITAS
 
São Paulo, março de 2018 – A Galeria Recorte, espaço multicultural localizado na região do Baixo Augusta, em São Paulo, apresenta a partir do dia 22 de março a exposição "Pontos Cruzados”, com obras da colagista Silvana Mello. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 12 de maio com entrada gratuita. A Recorte é a única galeria de arte de São Paulo voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem.
Para essa exposição a artista plástica criou uma série de colagens e experimentos que marcam sua nova fase de trabalho, focada em elementos da Umbanda, da natureza e do feminismo. São 20 trabalhos inspirados nos elementos do meio ambiente, em Orixás e rituais de cura usados na Umbanda. Silvana apresenta não só colagens em papel, mas também peças com porcelana, plantas, essências, entre outros materiais.
“Vivo atualmente uma busca espiritual e me interesso muito pelas culturas iourubá e indiana. Isso, com certeza, tem influenciado minhas obras, porque é o que tenho vivido. Minhas posições em relação ao feminismo e aos direitos dos animais também têm se tornado mais visíveis e importantes dentro do meu trabalho”, afirma a artista.
Autodidata, Silvana nasceu em Porto Alegre e lá viveu até a adolescência, na década de 1980. Depois de se mudar para São Paulo, manteve-se presente na cena underground, fazendo trabalhos de cunho altamente autobiográfico, em que evoca personagens e lugares que, de diferentes maneiras, habitaram seu passado. Ela invariavelmente parte de fotografias de seu acervo pessoal ou encontradas em livros e revistas para produzir seus bordados e pinturas. Nessa mostra, também utilizou fotos instantâneas do tipo Polaroid, imagens de livros de botânica, velhos artigos sobre moda, skate e tatuagens, além de páginas do diário de Anne Frank.
No evento de abertura da exposição, no dia 22 de março, às 20 horas, haverá uma apresentação de Curimba com o grupo responsável pelos toques e cantos do “Aldeia da Mata”.
Clique aqui para ver fotos de algumas das obras expostas.
SOBRE A GALERIA RECORTE
A Galeria Recorte é um espaço multicultural que reúne arte e bem estar. Única galeria de arte de São Paulo voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro “Pexão” e Michele Micheletto. O espaço tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. Inspirada em espaços híbridos pelo mundo, o espaço também conta com um café com variadas opções veganas e/ou orgânicas e um salão de cabeleireiros com renomados visagistas paulistanos.
AGENDA
Exposição “PONTOS CRUZADOS”, de Silvana Mello.
Abertura: dia 22 de março, às 19 horas
Apresentação de Curimba com o grupo “Aldeia da Mata” às 20 horas
Período: de 23 de março a 12 de maio – de terças às sextas-feiras, das 12h às 21h, e sábados, das 11h às 18h
Entrada gratuita
Mais informações: contato@galeriarecorte.com.br

Nenhum comentário: