concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 24 de abril de 2018

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2018



A edição de 2018 do Festival de Inverno será realizada de 6 a 22 de julho e estão previstos eventos, oficinas e diversas outras atividades em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.
Em 2018, o Evento vem com a proposta de homenagear a Tropicália, um movimento cultural único, referência na história brasileira e mundial, que completa cinquenta anos de existência. Levamos em consideração para o cinquentenário a data de lançamento do Álbum Tropicália ou Panis et Circencis (julho de 1968). Obra que divulgou o movimento, transformando-o em um dos eventos culturais mais importante e bem cultuados do Brasil.
Serão avaliadas propostas de trabalhos como apresentações, exposições, intervenções, exibições, oficinas e mesas de debates. Ruas, praças e edificações históricas, entre outros espaços, serão abraçados por artistas, grupos, instituições e inúmeros profissionais com trabalhos em diferentes linguagens.
A edição de 2018 tem como principais objetivos a valorização das ocupações e apropriações dos territórios públicos, bem como da produção cultural nacional, regional e local, dando especial atenção às experiências estéticas que atuam como instrumento social questionador.
Poderão se inscrever profissionais, grupos, companhias e produtoras envolvidas com produção artística e cultural, inscritos no CNPJ, cujos estatutos ou contratos sociais contemplem a realização de atividades artísticas. Candidatos podem inscrever até três propostas em duas modalidades: oficinas e eventos.
Seleção de oficinas e eventos - A partir do edital, a equipe de curadores avaliará as propostas de apresentações, exposições, intervenções, exibições, oficinas e mesas de debates. Grupos de outros países deverão entrar em contato por e-mail para negociar a participação.
Para eventos, são oferecidas as categorias de espaços abertos e fechados. Na primeira categoria, cujas atividades poderão acontecer em praças, ruas e adros de igrejas, entre outros espaços. A segunda categoria é para espaços fechados, como teatros, centros culturais ou galerias. O espaço será escolhido pelo proponente dentro das opções propostas pelo edital e de acordo com o público.
Já os proponentes de oficinas não escolhem os locais neste momento. Isso será definido pela organização após a seleção das propostas. O material das oficinas, que será fornecido pela organização do Festival, deve ser informado no momento da inscrição.
Apresentações culturais e ações de extensão - Serão avaliadas propostas de trabalhos enviadas exclusivamente por estudantes da UFOP que contemplem apresentações artísticas, exposições, intervenções, exibições, oficinas, contação de histórias, rodas de conversa e mesas de debates que serão apreciadas pela equipe de seleção.  
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 29 de abril/2018, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: cachê para oficineiros e ajuda de custo para as apresentações culturais.

– Edital + Ficha de Inscrição: http://bit.ly/2K8qyeA
fonte: Editais e Afins 

Nenhum comentário: