concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 3 de julho de 2018

Oficina Aberta Ateliê de Gravura - Eduardo Haesbaert - Fundação Iberê Camargo - PoA - RS

Eduardo Haesbaert no Ateliê de Gravura - foto Lucas Pierozan (b)
Eduardo Haesbaert no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo. Foto: Lucas Pierozan
Para releases, imagens e outras informações das atividades da Fundação Iberê Camargo, acesse o presskit aqui:https://goo.gl/aw3Gi3

Fundação Iberê Camargo lança Oficina Aberta do Ateliê de Gravura

Ministrada pelo artista Eduardo Haesbaert, de 3 a 28 de julho, a oficina tem o objetivo de promover a experimentação da Gravura em Metal. As inscrições para três turmas em diferentes horários estão abertas até o dia 29 de junho


Fundação Iberê Camargo está lançando a primeira oficina do ano no Ateliê de Gravura, com o objetivo de difundir as técnicas e a experimentação da Gravura em Metal. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, 29 de junho (veja o serviço abaixo). 
Oficina Aberta Ateliê de Gravura – experimentações com a gravura em metal será oferecida de 3 a 28 de julho, em três turmas, para adultos com ou sem experiência no ofício que desejem conhecer e experimentar as diferentes etapas de preparação, gravação e impressão de gravura em metal. A relação da gravura com o desenho e a experimentação de técnicas e ferramentas como ponta seca, buril e água-forte, serão temas da prática, onde cada aluno desenvolverá a sua própria gravura e obterá uma edição de 3 cópias.
O ministrante é o artista e gravurista Eduardo Haesbaert – coordenador do Ateliê de Gravura da Fundação, que trabalhou como como técnico e impressor das gravuras de Iberê Camargo. A Oficina também é uma oportunidade para os participantes utilizarem a prensa de cilindro que pertenceu ao artista.
Para Haesbaert, o principal objetivo da Oficina é “promover a aproximação do público com a técnica da Gravura em metal e manter vivo o legado de Iberê Camargo, reconhecido como um dos principais gravuristas brasileiros”.

Sobre o ministrante

Eduardo Haesbaert (Faxinal do Soturno, RS, 1968) iniciou os estudos em artes plásticas na Escola ASPES, Santana do Livramento, em 1980.  Em Porto Alegre, especializou-se na gravura em metal no Atelier Livre da Prefeitura, entre os anos de 1986 e 1989. Foi assistente de Iberê Camargo, trabalhando como técnico e impressor de suas gravuras entre 1990 e 1994. Atualmente é coordenador do ateliê de gravura da Fundação Iberê Camargo, onde desenvolve o Programa Artista Convidado, que acontece desde a criação da Fundação, em 1995. Mais de cem artistas brasileiros e estrangeiros – entre profissionais com trajetórias consolidadas e jovens expoentes da arte contemporânea – já passaram pelo Programa.
Nas exposições individuais do artista, destacam-se: Desumano (Galeria Bolsa de Arte Porto Alegre, 2017), Remove (Paço Municipal de Porto Alegre, 2017), Unanimous Night (Contemporary Art Centre, Vilnius, 2017), Corte Seco | Pó (Espaço Cultura ESPM Sul, 2016), Negro de Fumo (Galeria Bolsa de Arte de São Paulo, 2015), Anotações de uma obra depois das cinco (Fundação Ecarta, Porto Alegre, 2014), Última Cena (Bolsa de Arte de Porto Alegre, 2011), Próximo Plano (Pinacoteca da Feevale, Novo Hamburgo, 2011) e Trabalhos Recentes (Bolsa de Arte de Porto Alegre, 2007). Participou de diversas mostras coletivas, entre elas: Unânime Noite(Bolsa de Arte de São Paulo, 2016), 10ª Bienal do Mercosul (2015), Do Ateliê ao Cubo Branco (MARGS, 2011) e O Triunfo do Contemporâneo (Santander Cultural, 2012). Suas obras fazem parte do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS).
Durante sua trajetória de artista recebeu os seguintes prêmios: VI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas - Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre – Melhor Exposição Individual 2011 (Última Cena), menção honrosa no VI Salão de Pintura da Cidade de Porto Alegre (1995), Prêmio Especial do Júri pelo Conjunto da Obra no II Salão Victor Meirelles de Florianópolis (1994), Primeiro Prêmio no 16º Salão de Artes Plásticas da Associação Chico Lisboa (1993), Prêmio Secretaria da Cultura do Paraná no 49º Salão Paranaense e Prêmio Brasília de Artes Plásticas no 12º Salão Nacional de Artes Plásticas (1992).
A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de  ItaúGrupo GPSIBMOleoplanAgibankBTG PactualBanrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. A Traduzca e a Alves Tegam apoiam a exposição As Durações do Rastro.

Serviço

Oficina Aberta Ateliê de Gravura

Período: de 3 a 28 de julho de 2018
Turma 1: terças e quintas das 9h às 12h
Turma 2: terças e quintas das 14h às 17h
Turma 3: sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h
Número de Participantes: máximo de 5 alunos por grupo
Valor: R$ 600,00 por aluno. Inscrições até 29 de junho pelo link: https://goo.gl/forms/4NCQBqL0PDwsg5jm2. Material básico incluso na inscrição.
Informações: agendamento@iberecamargo.org.br ou [51] 3247.8000
Endereço: Fundação Iberê Camargo - Avenida Padre Cacique, 2000
Como chegar:
A Fundação Iberê dispõe de estacionamento pago, operado pela Safe Park.
As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.
Pedestres e Ciclistas: existe uma passagem para que pedestres e ciclistas possam atravessar a via em segurança. A passarela é acessada pelo portão de entrada do estacionamento. A Fundação também dispõe de um bicicletário, localizado nos fundos do prédio.
Instagram: @ f_iberecamargo
Visita virtual Google Artes & Culture - https://goo.gl/wYr75v

Nenhum comentário: