concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Convocatória para exposição coletiva internacional de gravuras em agosto de 2019 MUSEU FLORESTAL, UMA INSPIRAÇÃO - MUSEU FLORESTAL OCTÁVIO VECCHI


 Convocatória para exposição coletiva  internacional de gravuras  em agosto de 2019 
MUSEU FLORESTAL, UMA INSPIRAÇÃO 

MUSEU FLORESTAL OCTÁVIO VECCHI


http://clubedegravadores.com.br/

“Museu Florestal, uma Inspiração” tem como objetivo rever o Museu Florestal Octávio Vecchi, seu acervo científico e artístico, suas coleções de madeiras, marchetaria, fotografias e obras gráficas. Artistas gravadores deverão se inspirar em elementos do museu, tais como os murais que representam árvores da Serra da Cantareira, desenhados pelo próprio Vecchi e pintados por Antonio Paim; as aquarelas do artista Alfredo Norfini; o Tríptico de Helios Seelinger (1929), que interpreta três episódios da história de São Paulo; as pranchas científicas entalhadas por Antonio Oppido; além dos elementos arquitetônicos e decorativos observados no piso superior, como os vitrais da Casa Conrado, assoalho, forro e pórticos, etc. Incluindo uma coleção única de matrizes e peças decorativas da Escola de Xilografia do Horto e a Escola de Charão “Ryoichi Nakayama”.
Os artistas que aceitarem a convocatória doarão ao Clube de Gravadores uma obra com tiragem de 5 cópias. As 5 (cinco) estampas enviadas formarão 5 (cinco) álbuns de gravuras acondicionados em caixas que, sob responsabilidade da coordenação do Clube de Gravadores, terão os seguintes destinos:  
• Dois álbuns serão entregues ao Museu Florestal Octávio Vecchi, uma ficará exposta e fará parte de seu acervo e a outra será reservada aos Amigos do Museu. As gravuras poderão ser reproduzidas como cartões postais para serem colocados à venda, fornecendo recursos financeiros para a manutenção da instituição.
• Um álbum ficará para o Clube de Gravadores.
• Um álbum será doado à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
• Um álbum será doado a uma Instituição Pública, museu ou biblioteca do Estado de São Paulo.
Serão aceitas as técnicas de xilogravura, gravura em metal, fotogravura, gumprint, litografia, serigrafia e monotipias. Não serão aceitas fotografias, xerox, imagens digitalizadas, ou qualquer outra técnica que não faça parte de um ateliê de Gravura.
Uma gravura com tiragem de 5 cópias deve ser impressa em papel com gramatura 200 g/m2 a 250 g/m2no formato 15 cm x 21 cm. A área impressa pode ser igual ou menor que a dimensão do papel.
As 5 cópias deverão ser postadas em um único envelope, para o Clube de Gravadores Caixa postal 13.876   -       CEP 01216-970  –  São Paulo, SP, Brasil, até o dia 20 de junho de 2019. No envelope de envio dos trabalhos o artistas deve indicar "SEM VALOR COMERCIAL" evitando assim cobrança de taxa por parte dos correios e junto com a obra enviar fixa técnica (nome do artista, nome da obra e técnica).
Uma vez que não contamos com patrocínio, será importante a colaboração de cada participante para viabilizar os custos de montagem da exposição. Para tanto, solicitamos que cada artista contribua com uma taxa de participação, com valor mínimo de R$30,00 (trinta) reais, através do Paypal clicando aqui neste link para fazer a contribuição. Agradecemos a todos que puderem apoiar o projeto com uma verba que exceda esse valor.
Quando recebermos a comprovação por e-mail da taxa de contribuição a inscrição estará concluída e seu nome constará na lista dos participantes da exposição. Será preciso preencher o formulário de participação disponibilizado aqui no site. Aguardaremos o envio das gravuras e entraremos em contato para confirmar o recebimento das mesmas. 
Artistas e obras que desrespeitarem as regras de participação da convocatória não farão parte da exposição. As obras ficarão em poder do Clube de Gravadores, que terão a liberdade de decisão sobre seu destino e a taxa de participação não será devolvida.
A convocatória para a exposição e doação das gravuras está aberta a todos os integrantes do Clube de Gravadores de qualquer nacionalidade que queira participar da mostra. Todos que fizerem parte da exposição estão automaticamente aceitando os termos de participação e os termos de cessão de direitos autorais descritos logo abaixo.
TERMO DE CESSÃO
Cessionária - Clube de Gravadores, representados por Maura de Andrade e Sebá Neto.
O (A) artista CEDENTE ao enviar seu trabalho está fazendo uma DOAÇÃO deste e autoriza automaticamente desde já a CESSIONÁRIA a promover, a seu critério, a divulgação e exposição da OBRA ao público em geral na forma, local e pelo tempo que desejar a título oneroso ou gratuito, reconhecendo não ser-lhe devida qualquer quantia a qualquer título.
A CESSIONÁRIA poderá, a seu critério, exibir o original da OBRA em exposições nacionais ou internacionais, divulgar a OBRA em quaisquer mídias, sejam elas impressas ou on-line, inclusive revistas, jornais e outros periódicos, exibir e permitir a terceiros a exibição de versões digitalizadas da OBRA em quaisquer veículos na internet, tais como sites, blogs, comunidades virtuais e outras ferramentas de comunicação, e reproduzi-la em catálogos impressos ou digitais, folders e flyers, dentre outros materiais promocionais e de divulgação, bem como fixá-la em quaisquer outros meios ou suportes existentes, inclusive em vídeos de qualquer espécie.
A CESSIONÁRIA obriga-se a manter a integridade da OBRA, utilizando-a sem nenhuma espécie de alteração. Compromete-se com todo o material produzido entregue a ela e que não serão colocados à venda e sim mantidos nas instituições públicas de pesquisa e estudo, que foram doadas, tornando estas as  CESSIONÁRIAS da obra.
A presente cessão é total e definitiva e se faz em caráter irrevogável e irretratável.
As partes, de comum acordo e nos termos do Regulamento de Participação deste projeto, têm entre si justo e contratado e firmam a presente cessão de direitos autorais no ato de enviar e receber os trabalhos seguindo os termos descritos acima.

Nenhum comentário: