concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 25 de julho de 2019

exposição Pinturas Vazias - Paolo Ridolfi - RJ

 
Palacete dos Leões abre nesta quinta (25) a exposição Pinturas Vazias, de Paolo Ridolfi
A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada até 23 de agosto 
Créditos: Divulgação
O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, inaugura nesta quinta-feira, 25 de julho, a exposição “Pinturas Vazias – Paolo Ridolfi”. Com curadoria de Mariana von Hartenthal, a mostra abre o calendário de exposições contempladas no Edital de Artes Visuais 2019-2020. 
 
Paolo Ridolfi reside em Maringá (PR) e possui uma trajetória artística com mais de 30 anos de atuação. Nesta exposição, de caráter inédito, o artista apresenta obras da série “Pinturas Vazias”, em que ele aprofunda a ideia de pintura pela pintura. “Tenho pensado em alguns aspectos físicos da pintura, tais como peso, tamanho, forma, pressão e sobre como a tinta e o suporte se relacionam, como um age sobre o outro. Interessa-me o campo que a pintura ocupa e ocuparia, o limite algumas vezes sutil desde a matéria até onde a energia que dela emana alcança”, comenta Ridolfi. 
 
Regularmente o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões realiza uma convocatória pública para selecionar projetos expositivos que passam a integrar seu calendário de atividades. “Há 14 anos o Espaço Cultural BRDE no Paraná mantém uma programação de exposições de arte contemporânea, recebendo propostas artísticas de âmbitos local, regional e nacional, além de estabelecer parcerias com museus e outras instituições culturais”, explica Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões. 
Palacete dos Leões - Créditos: Guilherme Pupo
 
A exposição “Pinturas Vazias – Paolo Ridolfi” tem entrada gratuita e poderá ser visitada até 23 de agosto de 2019. 
 
Sobre o artista
Paolo Ridolfi, nascido em Maringá (PR), iniciou sua carreira artística na década de 1980, em São Paulo. Desde então realiza exposições individuais e coletivas em galerias e instituições culturais do país, entre as quais destacam-se “O Estado da Arte” (2010) e “Experiências Contemporâneas” (2009). Críticos de arte e curadores como Agnaldo Farias, Arthur do Carmo, Fernando Cocchiarale, Leda Catunda e Mariana von Hartenthal já escreveram sobre seu trabalho. Sua obra integra acervos institucionais como o do Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e a Coleção Marcantônio Vilaça.
 
 
Sobre a curadora
Mariana von Hartenthal é curadora e pesquisadora independente sediada em Lisboa. É doutora em História da Arte pela SMU (Dallas, EUA) e mestre em Museologia pela Universidade de Southampton (Inglaterra). Foi bolsista de pós-doutorado no Instituto Moreira Salles e participou de diversos projetos em museus no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra.
 
Sobre o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Oferecendo uma programação gratuita, realiza exposições e atividades relacionadas à arte contemporânea, arquitetura, história e patrimônio cultural. Sua programação já contemplou exposições em parceria com outras instituições culturais, entre elas o Goethe-Institut (Stefan Moses, 2007) e a Bienal Internacional de Curitiba (Anthony McCall, 2015). 
 
Serviço
Exposição “Pinturas Vazias – Paolo Ridolfi”
Abertura: 25 de julho de 2019, às 19h
Período expositivo: 26 de julho a 23 de agosto de 2019
De terça a sexta, das 12h30 às 18h30 
Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória
Entrada gratuita
 
fonte: AGÊNCIA SOUK

Nenhum comentário: