concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 27 de outubro de 2020

a situação do artista com deficiência no Brasil - Nicole Somera - Funarte

 


Nicole Somera


Em videocast do projeto Um Novo Olhar, Nicole Somera analisa

a situação do artista com deficiência no Brasil

Em vodcast (vídeo podcast) no site do projeto Um Novo Olhar, disponibilizado a partir de 29 de outubro, a autora Nicole Somera fala sobre o conteúdo de seu livro “O artista com deficiência no Brasil”, sobre grupos de artistas com deficiência, traçando as trajetórias desses coletivos e de suas produções

Com base em entrevistas que fez, Nicole Somera discute o trabalho do artista com deficiência no que se refere à dificuldade de aceitação da sociedade e da família, e também seu acesso aos bens culturais. “A própria família às vezes acha que aquela pessoa não era capaz de realizar uma atividade artística”, conta Nicole. Ela diz que muitos dos entrevistados relataram a grande dificuldade de acesso ao conteúdo artístico, seja no ensino regular ou especial; por falta de recursos de acessibilidade na própria escola. E, também, já na fase adulta, a dificuldade de acesso ao consumo de bens culturais. Essa abordagem está no vodcast que a autora gravou para o projeto Um Novo Olhar, e que estará disponível a partir de quinta-feira, 29/10, no site www.umnovoolhar.art.br. O projeto é uma parceria da Funarte com a UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Nicole sempre esteve envolvida com iniciativas em prol dos artistas com deficiência. Uma delas é a página “Disabled Rock”, que criou e alimentou na rede social Facebook, visando a troca de experiências em eventos culturais, sobre a perspectiva da acessibilidade. “Algumas empresas (locais onde acontecem os eventos e produtoras) estão acordando para o fato de que as pessoas com deficiência são um público respeitável para a cultura. E estão procurando saber como trazer acessibilidade à sua produção. Me parece, que está chegando a hora de sermos ouvidos e, sendo assim, quero garantir que tenhamos o que falar. Não se trata só da lei de acessibilidade, ou a lei brasileira de inclusão serem aplicadas na realidade. Trata-se de uma mudança de visão sobre o público com deficiência”, explica.

O Projeto de Recursos de Acessibilidade para as Produções Culturais do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC) que Nicole criou e coordena desde 2017, oferece audiodescrição, legenda em português e entrada acessível para os grandes eventos do Centro, como as óperas e festival de corais.

Nicole Somera é bacharel em Música Popular e mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além dos projetos mencionados acima, foi articulista da plataforma MiMooD. Seu livro “O artista com deficiência no Brasil”, que teve origem em sua pesquisa de mestrado, foi lançado em 2019 pela Editora Appris. Atualmente, dedica-se também ao canal Bengala Atômica, no Youtube, que conta com legenda descritiva, audiodescrição e janela de Libras, e fala sobre acessibilidade cultural, das mais diversas perspectivas.

Sobre o projeto:

Desenvolvido conjuntamente pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; e com uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Serviço:

Vodcast O Artista com deficiência no Brasil , com Nicole Somera

Estreia: 29 de outubro de 2020, quinta-feira

Site: www.umnovoolhar.art.br

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site do projeto.

Informações sobre editais e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br

Funarte – Assessoria de Comunicação: ascomfunarte@funarte.gov.br

Nenhum comentário: