concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Da Natureza das Coisas- Kika Levy e Os Manus

 


Vista da exposição Da Natureza Das Coisas- Kika Levy e Os Manus
Da Natureza das Coisas
O encontro de Kika Levy e Os Manus

Anunciamos com prazer a segunda fase da exposição Da Natureza das Coisas, que promove o encontro de afinidades e diálogos estéticos entre os artistas Kika Levy e a dupla Os Manus (Daniela Scorza e Caio de Medeiros).


Vista da exposição Da Natureza Das Coisas- Kika Levy e Os Manus

Com inauguração em 24 de abril, Da Natureza das Coisas traz artistas que captam os elementos da Natureza, identificáveis por todos, para explorá-los a partir da singularidade das suas poéticas, criando léxicos próprios que se complementam em uma experiência estética unificada  e repleta de sutilezas, que requer um olhar atento.

Assim, Kika Levy tensiona as fronteiras entre gravura, desenho e objeto, criando peças que promovem uma leitura particular e bidimensional da morfologia de pedras, folhagens e paisagens, sempre fiel à sua dinâmica artística que reúne formalismo e organicidade.


Kika Levy, Estojo Lavanda, 2021, Gravura em metal sobre papel japonês, papel artesanal, chapas de cobre e ferro, feltro e caixa de vidro, 37,5x51,5x8 cm

Os Manus, por sua vez, recriam, em trabalhos inéditos, fauna e flora – flores e insetos – em peças tridimensionais, como esculturas e objetos, retirando esses elementos de seu habitat original e estabelecendo para eles uma existência ficcional, a partir da sua relação com o espaço expositivo, que se transforma em casulo.

Em comum, há o fato também de os artistas atualizarem sua trajetória nas obras que compõem Da Natureza das Coisas. Kika Levy exibe descobertas cromáticas mais recentes, em um processo de reflexão e experimentação que alcança sutis e surpreendentes desdobramentos. 

A produção multifacetada da dupla Os Manus, que reúne elementos que vão das artes visuais à arquitetura, passando pelo design, cenografia e iluminação, transforma-se  em um inventário de uma Natureza Híbrida, como sugere o título de uma das obras expostas, criando um estado constante de nascimento e deslocamento. 

 

Os Manus, O Louva-a-deus e sua passagem, 2021, Madeira, bronze e pigmento sobre tela,  escultura 70x50x50 e tela 60x30 cm
Os Manus, O Sorriso da Aranha, 2021, Madeira, bronze e argila, 44x30x30 cm


Colaboração: Heloisa Amaral Peixoto



_Visite o showroom online da exposição clicando aqui
_Agende sua visita clicando aqui

Nenhum comentário: