concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 28 de março de 2022

mostra Espuma Delirante - Rafael Silveira

 


foto:  Ignacio Aronovich

§ Artista paranaense Rafael Silveira, que já passou por espaços e galerias de Curitiba, Rio de Janeiro, Milão, Nova Iorque e Londres, retorna a São Paulo com grande exposição individual;

 

§ Mostra abrange todos os públicos e realça a característica do artista em conciliar técnicas clássicas de pintura com ampla utilização tecnológica no desenvolvimento das obras;

 

§ A mostra no 20º andar terá iluminação, sonorização, imagens que se movem, esculturas derretidas, paredes animadas e quadros que piscam. 



São Paulo, março de 2022 – O Farol Santander São Paulo dá sequência em sua programação cultural e anuncia a abertura de uma das exposições mais aguardadas do calendário de 2022. A mostra Espuma Delirante de Rafael Silveira, com curadoria de Baixo Ribeiro (Choque Cultural), marca o retorno do artista paranaense a São Paulo com grande mostra individual no centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia. Explorando técnicas que mesclam características de pinturas e esculturas clássicas com alta utilização tecnológica, Silveira leva ao Farol Santander uma série de pinturas-objeto, instalações, vídeo-mappings e esculturas inspiradas em seu conceito de sorvete derretido. A exposição será aberta ao público em 25 de março e permanece em cartaz até 07 de agosto.


A Espuma Delirante de Rafael Silveira é uma exposição que cada centímetro quadrado foi pensado para proporcionar aos visitantes uma experiência de múltiplos estímulos sensoriais. A exposição é formada por ambientes que se conectam, integrados por combinação de elementos que amplificam o impacto da imersão: iluminação, sonorização, imagens que se movem, esculturas derretidas, paredes animadas. Tudo isso forma, em seu conjunto, novos modos de viver uma exposição de arte.


Ao todo, são dezessete obras que fazem parte da mostra Espuma Delirante de Rafael Silveira: seis esculturas em fibra de vidro representando sorvetes derretendo; cinco video-mappings sobre quadros com molduras esculpidas em madeira; quatro video-walls que criam uma narrativa 360 graus, uma escultura interativa central e uma instalação de site specific no cofre que fica no hall de entrada do Farol Santander.


É com muita alegria que o Farol Santander abre suas portas para receber a exposição Espuma delirante de Rafael Silveira. Essa alegria se espalha em toda a colorida, instigante e surpreendente sala expositiva. Aqui o visitante entrará em contato com pinturas que se mexem e parecem conversar com o expectador, com sorvetes que derretem sem se esparramar e paredes que nos chamam para uma fotografia. Essas e muitas outras surpresas foram pensadas e criadas por Rafael Silveira - artista inquieto que nos encanta com seu trabalho em exposições dentro e fora do Brasil.”; afirma Patricia Audi, vice-presidente do Santander Brasil.


Antes mesmo de entrar na galeria do 20º andar, um corredor gráfico recebe o público como uma provocação psicodélica. No primeiro ambiente, uma instalação com nove pinturas-objeto apresenta formas fragmentadas e abstratas espalhadas pelo chão e parede. Simulando um sorvete derretido, as obras são compostas por cores, luz negra e grafismos psicodélicos.


Na sequência do circuito pela mostra, os visitantes se deparam com um dos principais destaques da exposição. No centro da segunda sala expositiva, uma escultura de 6 metros revela um enorme sorvete derramado. Projeções em mapping e video-wall interagem com a escultura e completam a experiência no espaço, alternando momentos de excesso e introspecção.


O terceiro e último ambiente tem cinco video-mappings sobre quadros com molduras esculpidas em madeira. Essas estruturas recebem projeções que simulam pinturas com leves movimentos.


 “Rafael Silveira é um artista múltiplo: na mesma pessoa convivem o antigo e o futurista, o artesanal e o digital, o tradicional e o transgressivo. A exposição Espuma Delirante de Rafael Silveira é um choque entre esses extremos e gera uma energia criativa que instiga pensamentos e estimula sensibilidades. Para Rafael Silveira, fazer arte é, antes de mais nada, inventar. Nada é tão sólido que não possa desmanchar-se no ar. Nesta mostra, o surrealismo dessa cena ganha contornos surpreendentemente reais.”; analisa Baixo Ribeiro, curador da exposição.


Os conceitos da mostra Espuma Delirante de Rafael Silveira


Ainda de acordo com o curador Baixo Ribeiro, existem cinco conceitos que se agregam e ajudam a decifrar as ideias e propostas deste inquieto artista nascido no Paraná, que já levou mais 90 mil pessoas ao Museu Oscar Niemeyer (Curitiba) e passou por diversos outros espaços e galerias de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Nova Iorque e Milão.


1. Site specific: algumas salas da exposição foram projetadas especificamente para o 20º andar do Farol Santander e formam ambiências com a arte gráfica, dialogando com a arquitetura da galeria.


2. Arte imersiva: a exposição foi pensada como um todo indivisível, onde vídeo projeções interagem com esculturas e o público interage com o espaço. E ao entrar no ambiente expositivo, o público também passa a fazer parte da obra.


3. Light design: parte da atmosfera onírica da exposição é criada pela iluminação que é composta por refletores, pontos com luz negra e variadas formas de projeções.


4. Sound landscape: a sonorização do ambiente expositivo acompanha as diversas relações traçadas entre as obras e a trilha sonora criada especialmente para a mostra, em colaboração com o sound designer Marcel Dadalto.


5. Digital animation: o artista criou animações digitais que dão movimento às suas imagens produzidas com a tradicional técnica da pintura a óleo.


Sobre Rafael Silveira

Rafael Silveira nasceu em 1978 e mora em Curitiba, onde mantém seu estúdio. Ele começou sua carreira nos anos 90 como designer gráfico, tendo ilustrado muitos fanzines, revistas, rótulos de bebidas e capas de discos, tendo recebido em 2007 o Prêmio de Design Max Pfeffer.


Desde 2007, vem expondo regularmente em cidades como São Paulo, Nova Iorque, Londres e Milão, e sua arte está representada mundialmente em coleções privadas e institucionais como a do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e a do Museu Oscar Niemeyer de Curitiba.


Sua exposição Circonjecturas levou mais de duzentas mil pessoas a museus em Curitiba, São Paulo e Brasília. Um livro com um ensaio do curador Agnaldo Farias analisando uma década da sua trajetória foi publicada pela editora Sesi, em 2016. Seu trabalho tem sido pauta de inúmeras revistas, incluindo recentes artigos na revista virtual Colossal, na australiana Beautifull Bizarre e na capa do jornal New York Times.


Sobre Baixo Ribeiro

Baixo Ribeiro é curador de arte especializado em exposições interativas, processos colaborativos e apresentações em espaços públicos. Com formação em arquitetura e urbanismo, desde os anos 2000, vem realizando programas inovadores em arte contemporânea, envolvendo exposições, seminários, festivais, sempre em associação com importantes instituições brasileiras e internacionais, como Fondation Cartier, Stiftung Brasilea, Museu de Arte de São Paulo, Museu AfroBrasil, Museu Iberê Camargo, Reitoria da Universidade de São Paulo, secretarias de educação e cultura de vários estados, instituições como SESC, SESI e SENAC, Farol Santander entre outras.


Sobre o Farol Santander São Paulo

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander já recebeu mais de 1 milhão de visitantes e apresentou 27 exposições nos eixos temático e imersivo. As atrações do Farol Santander ocupam 18 pisos dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.


As visitas começam pelo hall do térreo, que conta com a Loja da Cidade e o famoso lustre de mais de 1,5 toneladas, seguindo até o Mirante do 26º que, após a revitalização, ganhou um Café especial, com uma das vistas mais famosas de São Paulo.


Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no Espaço Memória, que tem mobiliários originais feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento a época como Banco do Estado de São Paulo.


No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.


Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga Paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses, aliados às necessidades de deslocamento pelo grande território que correspondia à Capitania de São Paulo (1720).


Em janeiro de 2022, o Farol Santander São Paulo completou quatro anos e anunciou o novo funcionamento da Pista do 21, para prática de skate indoor. Em parceria com a Rajas Skatepark, um dos maiores complexos esportivos para prática do skate do País, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade, a Pista do 21 pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria e também oferece agendamento de aulas.

O funcionamento é da terça-feira à sexta-feira, das 09h às 20h, e aos sábados e domingos, das 09h às 17h.


Serviço: Espuma Delirante de Rafael Silveira - Farol Santander São Paulo

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: 25 de março a 07 de agosto de 2022

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 30,00

Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre    

Brigada de incêndio e Seguranças: efetivo total de 60 pessoas

*Monitoria nos andares expositivos

* Distanciamento Social

* Uso de Máscara obrigatório

* Instalações acessíveis para cadeirantes

fonte:
fonte: 

MARRA COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Farol Santander São Paulo e Porto Alegre

Nenhum comentário: