concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 20 de novembro de 2010

5º Ocupação Artística "Pra Ti Cidade"


domingo, 28 de novembro · 10:30 - 12:30
Localização    São caetano do Sul
Criado por  
M.A.O.U -Movimento Artístico de Ocupação Urbana, Moises Patricio
Mais informações  
A todos os grafiteiros, fotógrafos, documentaristas, foto-artista, editores de arte, estilistas, poetas, músicos, jornalistas culturais, artistas plásticos, professores, historiadores, sociólogos, antropólogos e interessados em colaborar de maneira positiva em geral.
Estamos em pleno movimento de pensar a 5º Ocupação “Pra Ti Cidade” para tanto, é fundamental conhecer as expectativas e produção artística dos artistas de artes visu......ais que atuam diretamente na cidade. Elas serão valiosas para orientar os próximos passos na construção de uma ocupação mais coesa, Assim, solicitamos que preencham este pequeno, mas importante guia, que nos ajudará a assegurar, na medida do possível, a qualidade desejada nesta edição.

Quais são as suas expectativas para essa ocupação “Pra Ti Cidade”? 

Gostaria de receber informações das próximas ocupações artísticas por e-mail?
Gostaria de associar-se ao M.A.O.U ?

http://dialeticasensoriais.wordpress.com/

CONFIRME A PRESENÇA CONTATOMAOU@YAHOO.COM.BR


Ocupação Artística vai para São Caetano

Depois de Santo André, agora é a vez da cidade de São Caetano, também no ABC paulista, receber um banho de tinta. É a quinta Ocupação Artística que irá acontecer no dia 28 de Novembro, usando como suporte mais uma fábrica abandonada.

Após o sucesso da quarta ocupação, que reuniu mais de 400 artistas, em setembro deste ano, o movimento de ocupações se estruturou, ganhou força e representativi...dade, junto aos artistas, poderes públicos e mídias especializadas. Dessa forma surgiu o "MAOU" (Movimento Artístico de Ocupação Urbana) com um único objetivo:, transformar lugares abandonados em centros artísticos e culturais.

A escolha de São Caetano se deve ao fato de que a cidade fez parte do forte processo de industrialização no ABC, e estas fábricas pertencem a um roteiro geográfico que representa aquelas que foram, por muito tempo, grandes alimentadoras da economia do país.

Essa próxima intervenção, diferente da última, irá acolher aproximadamente 150 artistas, a redução no número é porque a a fábrica escolhida dessa vez, não comporta tantos participantes. "A partir do momento que o movimento se estruturou, uma das nossas maiores preocupações é a segurança dos participantes", afirma Moisés Patrício, organizador da ocupação. Segundo ele, o foco agora vai muito além da arte, o grande objetivo é levar as comunidades próximas para intervir junto.

Tal postura fica nítida quando olhamos para a estruturação do movimento, formada por educadores, jornalistas, designers, sociólogos, etc. "Queremos ser reconhecidos como um agente transformador, o MAOU tem o dever de mostrar para as pessoas o que está acontecendo no quintal das casas delas, o descaso, o abandono, e como podemos, juntos, transformar um lugar teoricamente destruído em algo belo e útil", diz Moisés.

O meio de divulgação principal são as redes sociais, o grupo atualmente possui blog, perfil no Facebook, Twitter e Youtube, e acredita que o uso das mídias digitais é o primeiro exemplo de como agir com a cidade, sem sujeira e desperdício.
Todos podem participar, basta confirmar a presença enviando um e-mail para: contatomaou@yahoo.com.br

visite o blog: http://dialeticasensoriais.wordpress.com/
Twitter @maou_br

Nenhum comentário: