concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 10 de abril de 2011

TEXTO MAIS ANTIGO DA EUROPA

Um professor de arqueologia da universidade norte-americana do Missouri anunciou a descoberta do texto legível mais antigo da Europa. Trata-se de uma placa de argila com mais de três mil anos, que se julga corresponder a um registo financeiro, noticia a AFP.

O artefacto foi encontrado durante escavações numa colina de Iklena, uma pequena aldeia do departamento de Messene, 300 quilómetros a sudoeste de Atenas.

A inscrição corresponde a uma forma de escrita - "Linear B" - usada antes da existência da Grécia Antiga pelos Micénicos, um povo da Idade do Bronze que dominou grande parte do território grego 1.600 anos antes de Cristo.

"[A placa] tem, de um lado, uma lista de nomes e números; no outro, uma verba relativa a manufatura", revelou o professor Michael Cosmopoulos à AFP, acrescentando que esta descoberta sugere que "a burocracia e a literacia foram desenvolvidas mais cedo do que se pensava".

Segundo o especialista, o sítio em que a placa de argila foi encontrada terá sido uma antiga lixeira do Peloponeso que foi atingida pelo fogo. Felizmente, a inscrição não se perdeu, uma vez que a argila terá cozido com as altas temperaturas do incêndio.

Nenhum comentário: