concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Edital 2012 - Espaço Cultural do Banco Central de Belo Horizonte (MG) ÚLTIMOS DIAS



As inscrições para ocupação do Espaço Cultural do Banco Central de Belo Horizonte (MG) em 2011 estão abertas até 10/11/11. O espaço conta com duas salas de exposição dedicadas a pintura, desenho, esculturas, fotografias e outras formas de expressão da arte.

Confira o regulamento completo:
I - DISPOSIÇÕES GERAIS

1. O Espaço Cultural, localizado no térreo do Edifício do Banco Central em Belo Horizonte (BC-BH), destina-se a abrigar manifestações artísticas e eventos literários e culturais que contribuam para o enriquecimento sócio-cultural da comunidade.

2. Cabe à Gerência-Administrativa do Banco Central em Belo Horizonte (ADBHO), área de Comunicação, a supervisão do funcionamento do Espaço Cultural e a elaboração do cronograma anual de sua utilização.

3. Os eventos programados para esse Espaço são avaliados por uma Comissão Cultural, a ser instituída pela ADBHO – Comunicação.


II - INSCRIÇÕES

1. A inscrição para o Espaço Cultural do BC-BH, para 2012, deverá ser feita de 3 de outubro a 10 de novembro de 2011.

2. Para a inscrição o artista deverá apresentar "ficha de inscrição", devidamente preenchida, acompanhada de o material mencionado a seguir:

• Para exposição individual:
- breve descrição da mostra a ser realizada;
- breve currículo da vida artística, contendo endereço e telefone para contato;
- 5 (cinco) fotos, preferencialmente no tamanho 10x15 cm, de trabalhos recentes;
- catálogo de recente exposição, se houver;
- publicações na mídia sobre sua obra, se houver.

• Para exposição coletiva ou em grupo:
- breve descrição da mostra a ser realizada;
- breve currículo da vida artística dos participantes, contendo endereços e telefones para contato;
- 3 (cinco) fotos, preferencialmente no tamanho 10x15 cm, dos trabalhos recentes dos artistas, informando nome do autor;
- catálogo de recente exposição (se houver);
- publicações na mídia sobre sua obra (se houver).

O material, juntamente com a ficha de inscrição, deve ser encaminhado pelos Correios para a Gerência-Administrativa – Comunicação
Banco Central em Belo Horizonte – Espaço Cultural / Seleção 2012
Avenida Álvares Cabral, 1605 – Santo Agostinho
30170-001 – Belo Horizonte - MG

3. As inscrições são gratuitas.
Os interessados podem adquirir a ficha de inscrição no setor de Comunicação do BC-BH, ou na página do BC, www.bcb.gov.br/?ESPACULTBH, anexo ao Edital, ou solicitá-la pelo email comunicacao.adbho@bcb.gov.br.

4. O artista, opcionalmente, poderá inscrever-se pessoalmente no Banco Central, de segunda a sexta-feira, no horário de 10 às 11h30, e de 14 as 17 horas. O material encaminhado via email não será aceito.

5. O material apresentado para fins de inscrição ficará com a ADBHO - Comunicação, no caso dos artistas selecionados, até o término da exposição, ocasião em que o artista poderá apanhar o seu portfólio.

6. O artista não selecionado poderá apanhar o seu portfólio no setor de Comunicação até 60 dias após o recebimento da correspondência comunicando o resultado da seleção. Após esse período o material será descartável.

7. Serão aceitas inscrições nas várias categorias de artes plásticas e de expressão cultural que, a exclusivo critério da Comissão Cultural, devam compor o calendário anual de exposições do Espaço Cultural.

8. Caso, eventualmente, haja alguma desistência, no decorrer do ano, entre os artistas aprovados para compor o Calendário de 2012, a Comissão Cultural escolherá um substituto (a ser consultado) entre os inscritos não escolhidos na etapa de seleção das obras.


III – SELEÇÃO

1. A seleção das propostas para o Calendário 2012 será feita pela Comissão Cultural, de acordo com o item I – 3.

2. Na seleção serão observados os aspectos relativos à criatividade, linguagem, técnica e adequação da proposta apresentada ao Espaço Cultural do BC-BH.

3. A divulgação do resultado da seleção será feita por notificação via correio ou email, no prazo de até 40 (quarenta) dias após o término das inscrições, aos artistas selecionados; ocasião em que o interessado terá a confirmação da data de sua exposição. O artista não selecionado também será comunicado.

4. O artista selecionado para a exposição deverá confirmar a montagem de sua mostra imediatamente assim que for notificado.

5. O artista que cancelar a exposição com menos de 30 dias da data marcada, sem justificativa, ficará impedido de participar de futuras seleções para o Espaço Cultural.


IV – REGULAMENTO

1. A cessão gratuita do Espaço Cultural será o único compromisso do Banco Central com o artista expositor. O espaço disponível pelo BC-BH para realização das exposições constitui-se de parte do andar térreo.

2. O artista expositor ficará encarregado da confecção e distribuição dos convites, cuja prova gráfica deverá ser aprovada pela ADBHO – Comunicação.

3. Em caso de necessidade, força maior ou conveniência da administração, a coordenação do Espaço poderá cancelar ou antecipar o final ou transferir para outro local no prédio do BC-BH as exposições, sem que isso gere qualquer direito ao artista.

4. O candidato selecionado à exposição no Espaço Cultural, que não concordar com o período proposto pela Comissão, somente poderá requerer alteração de data para o mesmo ano-calendário com a conveniência da coordenação do Espaço.

5. Caberá à ADBHO – Comunicação a divulgação institucional e promocional das exposições, por intermédio da distribuição de release à imprensa e comunicados internos. Essa mídia é espontânea.

6. Ao artista recomenda-se o empenho pessoal junto aos meios de comunicação, para uma maior divulgação do seu trabalho.

7. Cada exposição terá a duração que for determinada pelo Calendário 2012, sendo que, em princípio, sua duração estimada será de 20 (vinte) dias corridos.

8. Caberá ao expositor o transporte e embalagem de suas obras, quando da montagem e desmontagem da exposição.

9. A ADBHO – Comunicação dará assessoria técnica durante a montagem e desmontagem da exposição.

10. A montagem será feita com antecedência mínima de um dia da data da abertura.

11. As obras deverão ser entregues a ADBHO – Comunicação/Espaço Cultural no mesmo dia da data da montagem.

12. Quando as montagens exigirem material especial ou recursos não existentes, eles serão de responsabilidade do artista, que deverá providenciar a sua aquisição para a instalação.

13. Nos casos de exposições de vídeos ou outra forma pouco convencional de expressão artística, o artista deverá consultar previamente a coordenação do Espaço Cultural.

14. As obras deverão ser entregues no horário das 10 às 11h30, e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com entrada pela plataforma do edifício do Banco Central em Belo Horizonte, com acesso pela Avenida Álvares Cabral, 1605, com comunicação prévia à coordenação do Espaço Cultural. É necessária a comunicação prévia do número da placa do veículo transportador.

15. Cada obra entregue deverá ser identificada com uma etiqueta adesiva, afixada em baixo ou atrás da mesma, contendo as seguintes informações: nome do artista, título da obra, técnica, dimensões e data de produção. O expositor deverá apresentar ainda uma lista completa das obras que farão parte da exposição, contendo os mesmos dados acima relacionados.

16. Não será permitido afixar, junto às obras expostas, o valor venal de cada trabalho. A lista contendo dados sobre os trabalhos expostos ficará à disposição dos interessados, para consulta, no recinto da exposição.

17. A comercialização das obras expostas será de inteira responsabilidade do expositor.

18. O artista poderá deixar, junto ao "Livro de Presença" do Espaço Cultural, seu cartão pessoal com endereço e telefones para contatos.

19. Havendo coquetel, no dia da abertura, este deverá ocorrer por conta do artista, cabendo-lhe a contratação de serviço de buffet.

20. O buffet contratado pelo artista (se for o caso) poderá utilizar a copa anexa ao Espaço Cultural, no andar térreo, para apoio ao coquetel, desde que se comprometa a deixar o local organizado ao final do evento.

21. A necessidade de acesso das pessoas que eventualmente participem da montagem da exposição, ou que trabalhem no coquetel, deverá ser previamente comunicado à ADBHO – Comunicação/Espaço Cultural.

22. O acesso dos meios de comunicação para cobertura do evento deverá ser previamente informado à ADBHO – Comunicação.

23. As obras expostas deverão permanecer no Espaço Cultural até o término da mostra.

24. Após a desmontagem da exposição o artista deverá providenciar a imediata retirada das obras. Atenção: Após transcorrer 30 dias da desmontagem da exposição, o Espaço Cultural poderá, por não ter local apropriado para armazenagem, dar a destinação que achar conveniente às obras.

25. O material do artista para a divulgação para a imprensa, preferencialmente, deverá ser entregue na Comunicação no prazo de 12 dias antes da exposição.


V - OBRIGAÇÕES DO BANCO CENTRAL

1. Os artistas selecionados terão à sua disposição:

• O local denominado Espaço Cultural, juntamente com os painéis e módulos, além da iluminação especial disponível;

• Assessoria técnica durante a montagem e desmontagem da exposição.


VI - DISPOSIÇÕES FINAIS

1. O Banco Central não se responsabiliza por sinistros ocorridos, furto, roubo, avarias decorrentes do transporte, manuseio, montagem e exposição das peças, no âmbito interno desta representação regional. O seguro contra incêndio e outros sinistros é optativo, e estará também sob a inteira responsabilidade do artista.

2. Não serão permitidas intervenções em paredes, painéis/divisórias ou instalações no Espaço Cultural.

3. Os artistas selecionados para a mostra 2012 receberão o arranjo das instalações (planta geral do local da exposição).

4. O artista interessado em expor seus trabalhos no Espaço Cultural deve assinar o "Termo de Responsabilidade", concordando com o Regulamento do Espaço Cultural.

5. O artista poderá participar de nova mostra, no mesmo Espaço Cultural, depois de decorridos dois anos da data de sua exposição.

6. Durante o período de apresentação de cada exposição o Espaço Cultural estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, no horário de 9 as 18 horas.

7. A abertura de cada exposição será realizada entre 17 e 21 horas, se houver coquetel, ou, a partir das 9 horas, caso não haja coquetel.

8. O artista ou seu representante, devidamente autorizado, ao assinar a ficha de inscrição, concorda e aceita os termos deste edital/regulamento.

9. Casos omissos a este edital serão resolvidos pelos responsáveis pela coordenação do Espaço Cultural do BC-BH.

Informações:
www.bcb.gov.br/?ESPACULTBH
(31) 3253-7222
comunicacao.adbho@bcb.gov.br

CRONOGRAMA                                                                                    
Término das inscrições
10 de Novembro de 2011

Nenhum comentário: