concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Festival Internacional CulturaDigital.Br no MAM e Cine Odeon, Rio de Janeiro


Palestrantes: Helloisa Buarque de Hollanda, Hugues Sweeney, Kenneth Goldsmith, Michel Bauwens, Paulo Coelho, Phillipe Aigrain
Todos os projetos participantes em: culturadigital.org.br
Com patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e tendo o ex-Ministro de Cultura Gilberto Gil como embaixador, o festival se consolida como espaço pioneiro no Brasil de articulação e debate dos temas mais atuais do Século 21, o século das redes, da informação e da produção pós-industrial.
Em 2011 o evento está se aproximando das redes, laboratórios, ciência de garagem, hackerspace, civic hacking, dados abertos, transparência, visualidades, futuro das cidades e experimentações, além da forte presença de projetos indígenas.
Além da Mostra de Experiências, do Laboratório de Tecnologia, da Mostra de Visualidades e do Encontro de Redes que serão parcialmente preenchidos com os projetos selecionados por meio da chamada pública, a programação conta ainda com apresentações de figuras de destaque internacional em temas como compartilhamento do conhecimento, inovações na rede e criação colaborativa além de programações artísticas e culturais em parcerias com casas noturnas da cidade do Rio de Janeiro e atividades paralelas realizadas por instituições parceiras, como o ciclo Mosaicos – Pensando a Cultura Digital, que será realizado pelo Sesc-RJ.
O Festival Internacional CulturaDigital.Br tem iniciativa da Casa da Cultura Digital (http://www.casadaculturadigital.com.br/), cluster criativo sediado na cidade de São Paulo e que envolve dezenas de projetos e coletivos que atuam nos mais diferentes eixos da cultura digital no Brasil e no mundo.
2 a 4 de dezembro de 2011
Museu de Arte Moderna MAM-RJ
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
21-2240-4640 ou mam@mamrio.org.br
www.mamrio.com.br
Cine Odeon Petrobras
Praça Floriano 7, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-2240-1093
www.grupoestacao.com.br
Sobre os palestrantes
Phillippe Aigrain: CEO da Sopinspace, Sociedade pelos Espaços de Informação Pública, que desenvolve softwares gratuitos e oferece serviços para processos democráticos e colaborativos na internet. É também um dos fundadores de um grupo de cidadãos que discute e defende os direitos fundamentais e liberdadades da esfera digital, além de propor políticas para a era digital.
links relacionados:
Blog: http://paigrain.debatpublic.net/
Sopinspace: http://www.sopinspace.com/
twitter: @balaitous
Kenneth Goldsmith: poeta e professor de poesia da Universidade da Pennsylvania, criou o UbuWeb em 1996, inicialmente como um repositório de poesia. A demanda cresceu e ele se viu obrigado a ampliar o site também para vídeo e áudio, além do texto. Hoje o site, um gigante arquivo digital, conta com um acervo imenso, repleto de pérolas e raridades.
links relacionados: http://www.ubuweb.com/
twitter: @ubuweb
Yochai Benkler: professor de direito na universidade de Harvard e co-diretor do Berkman Center for Internet and Society. A partir dos anos 1990, foi importante para caracterizar o papel da informação comum e da colaboração descentralizada para inovação e produção de informação na sociedade em rede. Dentre suas obras destaca-se o livro The Wealth of Networks, numa tradução livre, A Riqueza das redes.
Links relacionados:
Página oficial: http://benkler.org/
The Wealth of Networks para baixar:
http://cyber.law.harvard.edu/wealth_of_networks/Download_PDFs_of_the_book
Hugues Sweeney: De 2000 a 2007 foi o diretor da plataforma multimídia (internet, rádio e televisão) da Rádio Canadá, de onde saiu para ser programador do Espaço Música até 2009. Hoje, trabalha na National Film Board of Canada, a produtora e distribuidora pública de filmes daquele país, criando produções interativas ancoradas na tradição da animação e do documentário.
Links relacionados:
NBF: http://www.onf-nfb.gc.ca/
Helloisa Buarque de Hollanda: É ensaísta e pesquisadora, formada em Letras Clássicas pela PUC-RJ, com doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, em Nova York. Seu campo de pesquisa privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultura digital.
Paulo Coelho - VIA TELECONFERÊNCIA: Escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Antes de se dedicar à literatura, trabalhou como diretor e autor de teatro, jornalista e compositor. Em 1988, publicou O Alquimista, o livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. Um dos maiores escritores do país, é a favor da “pirataria” ou do copyleft. Em seu blog, todos os seus livros podem ser baixados de graça. Para ele, “uma ideia consistente não precisa de proteção. O resto é ganância ou ignorância”.
Links relacionados:
Site oficial: http://paulocoelho.com/br/
Blog (para baixar todos os livros): http://paulocoelhoblog.com/category/pirate-coelho/
twitter: @paulocoelho
Michel Bauwens: É o fundador da Fundação Peer-to-Peer Alternatives e trabalha em colaboração com um grupo global de pesquisadores na exploração de produção de pares, governança e propriedade. Ele co-produziu o documenário TechnoCalyps com Frank Theys, e co-editou um livro sobre a antropologia da sociedade digital com Salvino Salvaggio. Ele é membro fundador do Commons Strategies Group.
Links relacionados:
http://p2pfoundation.net/
Fonte: Canal Contemporâneo 

Nenhum comentário: