concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ArTear: TRAMAS, FIOS E PINTURAS ABREM TEMPORADA 2012 NO LABORATÓRIO DAS ARTES


ArTear: TRAMAS, FIOS E PINTURAS ABREM TEMPORADA 2012 NO LABORATÓRIO DAS ARTES   

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 10 de março (sábado), a partir das 20 horas, a mostra de pinturas “ArTear”, da artista plástica Atalie Rodrigues Alves, que reúne os trabalhos de sua nova série em aquarelas e látex sobre madeira, realizada a partir de pesquisas sobre os teares manuais da região.
Atividade milenar e universal, trançar e tecer fios é um fazer existente em todas as culturas do planeta. Com fios e fibras, a humanidade criou objetos de uso pessoal e coletivo indispensáveis ao seu cotidiano. Nesta lista, incluem-se as roupas, para o corpo ou para cama e mesa. Apesar da maciça industrialização presente na produção de objetos nos modos de vida modernos, nem mesmo a cultura de massas e a pasteurização acabaram com a tradição e com o artesanato, cuja originalidade expressa a cultura do local onde é feito.
No Brasil, o tear chegou a ser um instrumento proibido pela rainha Dona Maria I, a Louca que, pressionada pelo governo britânico que exportava seus tecidos para o Brasil, mandou destruir todos os teares brasileiros. A revogação deste ato só veio em 1808, quando D. João VI veio para o Brasil com a família real portuguesa.
A artista, ao conhecer Carmo do Rio Claro (MG) e seu artesanato em tear, entusiasmou-se pela temática e iniciou suas pesquisas artísticas verificando o que ainda é feito na região de Franca, tão influenciada pelas Minas Gerais, inclusive em Cássia e na própria Carmo do Rio Claro, cidade onde floresceu intensa atividade artesanal com teares e que se tornou um pólo do turismo regional.
Com seu olhar acurado, reproduziu em dimensões apropriadas e com intenso colorido a atividade milenar de fiandeiras em seus bucólicos e velhos teares manuais, numa releitura da produção do artesanato regional com nítidas influências e traços da pop-art. Atalie, em suas andanças pelo país, em especial pelo nordeste, sempre visitou e se interessou pelos locais onde o artesanato de fibras e tramas fiadas se destacavam. O Museu do Artesanato de João Pessoa, projeto da designer Janete Costa, deu-lhe também outra dimensão da riqueza do artesanato brasileiro com fios, incluindo bilros e rendas, confirmando seu interesse pelo tema.
É o uso intensivo das cores tropicais que diferenciam seus trabalhos recentes, notadamente aqueles em látex sobre madeira. As composições entrecortadas por rendilhados e espaços demarcados por geometrias complexas, os efeitos visuais de op-art obtidos com o uso de máscaras e carimbos denotam o esforço da artista em produzir uma renovada interpretação gráfica sobre uma atividade tão antiga e presente nas culturas mais remotas.
Atalie Rodrigues Alves é natural de Franca (1955). Formou-se em artes pela Faculdade de Belas Artes de SP (1976) e retornou a Franca, onde desenvolve sua carreira profissional como artista plástica com trabalhos em diversas técnicas de desenho, pintura e gravura, incluindo passagens pelo setor público (foi diretora da Pinacoteca local), como arte-educadora, como promotora cultural (é uma das fundadoras do Laboratório das Artes) e como divulgadora das artes visuais na imprensa local, mantendo há mais de vinte anos no jornal Comércio da Franca a coluna de artes visuais Arte Urgente.
Dentre os objetivos da exposição está incluída a disposição do Lab de apresentar trabalhos de qualidade, como forma de ampliar o público de artes visuais modernas em Franca.

Serviço


Exposição: “ArTear”, pinturas de Atalie Rodrigues Alves
Abertura: dia 10 de março, às 20 horas
Visitação: 10 de março a 12 de abril de 2011
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Próxima Exposição: Renato Andrade, abril

Nenhum comentário: