concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Anima Mundi traz a SP reis da animação em "stop motion"

25/07/2012 - 06h12

Anima Mundi traz a SP reis da animação em "stop motion"

Publicidade
MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DO RIO


"Filmes falam sobre as ideias do seu diretor, e as minhas ideias são bem curtas." A frase do americano Adam Pesapane, 39, um dos principais convidados do 20º Anima Mundi, que chega nesta quarta (25) a São Paulo, descreve de modo bem-humorado sua filosofia de trabalho e suas obras.
Um dos reis da animação "stop motion" (em que os objetos são fotografados quadro a quadro), ele se notabilizou por seus divertidos e premiados curtas de até dois minutos, que usam peças do cotidiano para contar histórias.
"É preciso saber o tamanho exato de suas ideias. Muita gente faz filmes que, mesmo com dois minutos, são muito longos, duram mais do que a ideia", diz o americano, conhecido como PES, à Folha.
Em seu Papo Animado (nesta quarta, às 21h, no Memorial da América Latina), PES vai mostrar sua obra --que inclui também uma série de comerciais para grandes marcas-- e falar sobre sua trajetória peculiar de autodidata.
Formado em literatura, ele não tinha nenhuma experiência com animação quando decidiu fazer seu primeiro curta, em 2002: "Roof Sex", sobre duas cadeiras fazendo sexo, foi premiado no maior festival de animação do mundo, o de Annecy, na França.
"Eu era jovem e não tinha dinheiro, mas tinha todo o tempo do mundo. Àquela altura, não fazia ideia de como animar e me dei conta de que o 'stop motion' era a melhor técnica para aquela ideia", lembra o diretor.
"Comprei mobília de bonecas e estudei até conseguir fazer com cadeiras de verdade", continua PES.
SUPERPRODUÇÕES
Fora do Papo Animado, os curtas de PES serão exibidos com uma companhia adequada: uma série de comerciais do estúdio britânico Aardman (da série "Wallace e Gromit"), em sessão na quinta (26), às 17h, no CCBB.
Será o encontro entre os dois mais destacados criadores em "stop motion", notadamente na animação com massa de modelar --sendo que, diferentemente de PES, que faz da simplicidade seu mote, os britânico criam elaboradas superproduções.
A Aardman estará representada por Jay Grace, diretor de animação de "Piratas Pirados" (2012), que, assim como PES, dará uma aula para futuros animadores.
VOLTA DAS OFICINAS
Para quem quiser meter a mão na massa literalmente, a atual edição do Anima Mundi volta a trazer para São Paulo o "Estúdio Aberto", ausente no ano passado.
A popular série de oficinas permite que o público aprenda na prática como criar animações com diferentes técnicas --inclusive o "stop motion" com massinha.
As oficinas oferecem ainda brinquedos antigos como o zootrópio, do século 19 (uma roda com 16 desenhos que, ao girar, cria ilusão de movimento), e animação com areia e em película.
20º ANIMA MUNDI
QUANDO
: de quarta (25) a domingo
ONDE
: Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 0/xx/11/3823-4600) e Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, tel. 0/xx/11/3113-3650)
QUANTO
: R$ 8 (sessões); mais informações no site do evento: www.animamundi.com.br

Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário: