concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 22 de julho de 2012

workshops - espanhol Javier Zabala, o japonês Katsumi Komagata e o brasileiro e artista maravilhoso FERNANDO VILELA




Caríssimos amigos ilustradores, artistas e interessados,

Nas primeiras semanas de agosto estarão em SP dois grandes ilustradores de livros de renome internacional (o espanhol Javier Zabala e o japonês Katsumi Komagata) realizando workshops imperdíveis no Instituto Tomie Ohtake e participando de alguns debates sobre o livro ilustrado. Eu terei a honra de trabalhar com eles.

Segue abaixo as informações resumidas e em anexo os convites e um arquivo em PDF com algumas imagens de trabalhos desses ilustradores.


As vagas dos workshops são limitadas.
Acho que será uma grande oportunidade de interlocução com esses artistas!

Um abraço,

Fernando Vilela


------------------------------

------------------------------------
> WORKSHOPS - no Instituto Tomie Ohtake

1. Katsumi Komagata (Japão): dias 10 e 11/08 (sexta e sábado), das 9h às 17h30. - Assunto: sobre consulta.
2. Javier Zabala (Espanha): dias 11 e 12/08 (sábado e domingo), das 9h às 17h30. - Assunto: sobre consulta.
3. Fernando Vilela (Brasil): dias 11 e 12/08 (sábado e domingo), das 9h às 17h30. - Assunto: Criação de um livro de imagem e orientação de projetos e portifólio.

>> Inscrições pelo telefone: 11-2245 1913 / 2245 1937

VAGAS LIMITADAS.

------------------------------
------------------------------------
> MESA REDONDA - no Instituto Tomie Ohtake

"Ilustração infantil"

Katsumi Komagata / Javier Zabala / Fernando Vilela
Quinta-feira, dia 09 de agosto, às 19 horas.

>> Inscrições pelo telefone: 11-2245 1913 / 2245 1937
VAGAS LIMITADAS. Evento gratuito!

------------------------------
------------------------------------
> MESAS REDONDAS - "Conversas ao Pé da Página" no Sesc Pinheiros

"O livro infantil hoje e amanhã"
Katsumi Komagata / Javier Zabala / Fernando Vilela
mediação: Dolores Prades
Dia 01 de agosto, às 14 horas.

"Histórias de Leitura"
Katsumi Komagata / Javier Zabala
mediação: Fabricio Corsaleti
Dia 09 de agosto, às 16 horas.

>> Inscrições pelo telefone: 11-3473 4005
VAGAS LIMITADAS.
------------------------------
------------------------------------


Abaixo, uma pequena biografia de cada um dos ilustradores participantes dos eventos. Em anexo o breve portilólio desses artistas.



Javier Zabala Nascido em León, na Espanha,estudou ilustração e design gráfico na Escola de Artes e na Escola de Artes de Madri, para onde se mudou em 1984. Começou a trabalhar como ilustrador para revistas,publicidade e desenhos animados . Trabalha para as editoras mais importantes do mundo. Ilustrou mais de 70 livros de poesia e ficção para crianças, alguns escritos por ele mesmo.Seus livros foram traduzidos em 15 idiomas. Ilustrou textos de Cervantes, Shakespeare, Lorca García, Rodari, Melville,Chejov, entre outros. Recebeu inúmeros. É professor em cursos de ilustração e ministra palestras em universidades, bibliotecas e escolas de artes.
www.javierzabala.com

Katsumi KomagataNascido no Japão, é designer gráfico,faz seus estudos na oficina do renomado artista KazumasaNagai. Participou da criação de identidades visuais no campo da moda - Comme des Garçons, Zucca. Familiarizado com ouniverso de Bruno Munari, Leo Lionni, Tana Hoban, entrou em contato com os livros infantis na loja do Museu Arte Moderna em Nova York, enquanto trabalhava nos EUA para a CBS. Em Tóquio, criou para Ai, sua filha, mapas visuais que vão se tornar a série "Little Eyes", publicada por Kaishei Sha.Na sequência, cria sua própria editora, One Stroke, que publica todos os seus livros. Mesmo não tendo nunca encontrado Munari, ele conhece seu trabalho a fundo e foi encarregado pela realização do catálogo da exposição do centenário de nascimento de Munari em Itabashi Museum, em Tóquio, em 2007, e pela organização de workshops que ele desenvolve em todo o mundo.
www.one-stroke.co.jp/komagata.html

Fernando Vilela
 
Nascido em São Paulo, é artista plástico, ilustrador e autor; é formado em artes plásticas pela Unicamp e fez mestrado em artes pela ECA-USP. Como artista plástico, desenvolve trabalhos com gravura, desenho, colagem, escultura, instalação e fotografia. Já realizou diversas exposições individuais e participou de importantes mostras coletivas no Brasil e no exterior. Além de artista, Fernando é autor e ilustrador, com livros publicados em mais de 7 países; foi premiado no Brasil com três prêmios Jabuti, e recebeu a Menção Honrosa Internacional do Bologna Ragazzi Award pelo seu livro Lampião e Lancelote (Cosac Naify, 2006). www.fernandovilela.com.br / www.artebr.com

Nenhum comentário: