concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Boletim do Museu Casa da Xilogravura - agosto 2012

XiloBoletim

Boletim do Museu Casa da Xilogravura
Agosto de 2012
N°.7 - ano 3 (da série digital)




NESTA EDIÇÃO: 
Lançamento de livro - Visita de Pró-Reitora da USP
- Sorteio de Gravura  - Exposições - Prêmio IBEMA de Gravura  





LANÇAMENTO DE LIVRO (em São Paulo)

Em 14 de agosto de 2012, a partir das 19 horas, ocorrerá o lançamento do livro O MUSEU E EU - História sentimental do Museu Casa da Xilogravura, de Antonio F. Costella, com presença e autógrafos do autor, na AEDA - Associação dos Ex-Alunos do Colégio Dante Alighieri, Alameda Jaú, 1135, em São Paulo, (11) 3284-6011.
Nessa obra, Costella conta a história da Casa da Xilogravura, recordando como montou em sua própria casa um museu, que cresceu e dela o desalojou, e explica como o geriu durante 25 anos.
O ex-professor universitário Antonio F. Costella, com 34 livros publicados, procura redigir com leveza e relata em O Museu e Eu casos incomuns, que ora evocam passagens engraçadas, ora descrevem cenas emocionantes. Alguns episódios são quase incríveis. As páginas todas reportam, além de informações variadas, uma intensa alegria de viver.
(A publicação do livro contou com apoio da Porto Seguros Cia. de Seguros Gerais.)

Lançamento
14 de agosto de 2012
19 horas
AEDA - Associação dos Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri
Alameda Jaú, 1135
Fone (11) 32846011
SÃO PAULO
CapaMuseuEuBaixaRes.jpg






VISITA DE PRÓ-REITORA DA USP

No dia 26 de julho de 2012, a Casa da Xilogravura recebeu a honrosa visita oficial da Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, acompanhada de seus assessores José Clóvis de Medeiros Lima, Eduardo Alves e Juliana Maria Costa, bem como de seu marido, o historiador, escritor e emérito professor da USP, José Jobson de Andrade Arruda.
Além de observar minuciosamente todas as salas e exposições do Museu, a Pró-Reitora e seus assessores mantiveram conversação com os Diretores da Casa da Xilogravura, no sentido de estreitar ainda mais os vínculos entre a USP e o Museu. Várias hipóteses de trabalho conjunto foram delineadas e serão objeto de detalhamento e efetivação posterior.
A visita revestiu-se de grande importância, pois a Universidade de São Paulo é herdeira testamentária e, portanto, futura proprietária dos imóveis e coleções que compõem a Casa da Xilogravura. E, depois de a USP tornar-se a proprietária, a gestão da Casa da Xilogravura caberá justamente à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

  NaEntradaComJuliana.jpg              NaSalaEstrangeiros.jpg
            
SORTEIO DE GRAVURA

Foi realizado o sorteio de uma gravura à qual concorreram, gratuitamente, todas as pessoas que visitaram a Casa da Xilogravura de 01 de janeiro a 30 de junho de 2012 e preencheram a ficha numerada, que acompanhou seu bilhete de ingresso.
O sorteio, realizado em 18 de julho de 2012, premiou a ficha de número 4740, de Clélia A.S.S., de Amparo, Estado de São Paulo, que visitou o Museu em janeiro de 2012 e foi destinatária, por correio, da xilogravura de Leda Campestrin adiante exibida.
              SorteioJulhoBaixaMelhorada.jpg                           GravuraSorteioJul12003.jpg


                                                          
EXPOSIÇÕES

Foi prorrogado até o final de setembro de 2012 o período de exibição ao público, na Casa da Xilogravura, das duas mostras temporárias adiante indicadas. Simultaneamente, poderão ser visitadas as exposições permanentes do Museu.
Gravuras italianas dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX
Nove magníficas calcogravuras originais, impressas na secular Calcografia Nazionale, de Roma, dos seguintes artistas: Francesco Bartolozzi (1728-1815), Francesco Polanzani (1700-1783), Giorgio Ghisi (1520-1582), Giovanni Battista Piranesi (1720-1778), Giovanni Volpato (1740-1803), Luigi Rossini (1790-1857), Pietro Testa (1612-1650) e Stefano Della Bella (1610-1664).

             C:\Users\Costella\Documents\CasaXilo\Mostras\ArcoRomaJPEG72.jpg                       PiranesiJPEG72.jpg
Detalhes de gravuras de Della Bella e Piranesi expostas na Casa da Xilogravura
Artista da vez - Lasar Segall
Comemora o centenário da primeira vinda de Segall ao Brasil e ilustra as relações do artista com a cidade de Campos do Jordão, estabelecidas depois de sua definitiva permanência no País.
       SegallEmCJordãoBaixaResolução.jpg           CasaSegallCJBaixaResolução.jpg
Fotos: Segall e casa do artista, em Campos do Jordão

PRÊMIO IBEMA DE GRAVURA

A empresa papeleira IBEMA Cia. Brasileira de Papel aceitará inscrições até 17 de agosto de 2012 para a segunda edição do Prêmio de Gravura por ela patrocinado. Podem se inscrever todos os estudantes que se dedicam à produção de gravuras.
Mais informações serão obtidas pelo telefone (41) 3240-7400 ou no e-mail marketing@ibema.com.br  .


MUSEU CASA DA XILOGRAVURA
O horário de funcionamento da Casa da Xilogravura continua o mesmo:
das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de 5ª. a 2ª. feira
(só fecha nas terças e quartas-feiras)
Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Bairro Jaguaribe, Campos do Jordão.
Entrada = R$ 4,00   Mais de 60 anos, estudantes e professores = R$ 2,00
Menores de 12 anos = Grátis
Grupos de alunos de escolas gratuitas previamente agendados = Grátis


Mais informações sobre os eventos e outras  imagens,
favor  contatar  (12) 3662-1832 

Caso não esteja visualizando bem este XiloBoletim, clique aqui
Caso queira ser removido da lista de envio, clique aqui.

Nenhum comentário: