concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

catálogo - Aluga-se

Jul 27, '12 5:27 PM
for everyone
Category:Other
Aprentando o Projeto Piatã, uma proposta de residência artística,
exposição e oficinas de arte na cidade de Piatã, localizada na Chapada Diamantina, Bahia, realizado entre os meses de abril e julho de 2012, através do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 8a Edição.
Com participação dos artistas Evandro Prado, Fabiano Soares, Giba Gomes,
Renato Pera e Yara Dewachter

28/07/2012 sábado 16h30.
grátis


Foi proposto pelos artistas Evandro Prado, Giba Gomes, Renato Pera, Yara Dewachter (residentes em São Paulo) e Fabiano Soares (vive em Abaíra, cidade próxima à Piatã), que costumam reunir-se para discutir suas ideias e elaborar projetos de exposições e intervenções. A partir da interação entre eles e a investigação do contexto oferecido pela cidade de Piatã, os artistas prepararam suas propostas que foram ainda enriquecidas pela vivência direta no local, onde passaram um período para finalizar suas obras e mostra-las ao público da cidade. O objetivo principal da iniciativa do grupo foi criar um diálogo com a cidade de Piatã, um diálogo que pudesse cruzar, mesclar e embaralhar as diferenças dos contextos em que vivem.

Evandro Prado discutiu aspectos da religiosidade e da sociedade de consumo, manipulando ironicamente imagens religiosas. Fabiano Soares, natural de Abaíra, buscou a identificação afetiva do público com temas regionais, apresentando obras ligadas à oferta cultural local. Giba Gomes trabalhou com gravuras e monotipias, construindo imagens da cidade e de seus personagens realizadas durante os períodos de oficina em que esteve em contato direto com os habitantes da cidade. Inspirado por imagens formadas em espelhos, Renato Pera apresentou trabalhos que mesclaram o imaginário local com o seu imaginário pessoal. Yara Dewachter interessou-se por captar cenas cotidianas, paisagens e pessoas, que passaram a integrar as séries “Cápsulas da vida” e “Puretas”.

Os artistas integram o grupo Aluga-se, formado em 2009, em São Paulo. Uma das características deste grupo é a sua composição aberta, na qual o número de artistas é variável e os participantes são definidos a cada projeto. O grupo foi responsável pela realização de inúmeras ações, destacando-se a exposição inaugural “Aluga-se”, em uma casa vazia para alugar em São Paulo, em 2010, além da mostra “Feios, sujos e malvados”, na Dinamarca, em 2011, e o projeto “Até Meio Quilo”, realizado em nove museus brasileiros durante todo o ano de 2011



Casa Contemporânea, espaço multidisciplinar que realiza exposições, encontros e debates sobre arte, arquitetura e assuntos correlatos. Localizada na Vila Mariana à Rua Capitão Macedo, 370. Oferece atelier livre para desenvolvimento de produções individuais e galeria para exposições e comercialização de obras de arte contemporânea.
Para contato: casacontemporanea370@gmail.com
tel: 55 11 2337-3015 

Nenhum comentário: