concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Transform promove diálogo artístico entre Brasil e Reino Unido


Transform promove diálogo artístico entre Brasil e Reino Unido

 

O British Council lançou nesta segunda-feira (1/10), durante o Festival Internacional de Cinema do Rio, o Transform, programa de artes que tem como objetivo fortalecer o diálogo artístico entre o Reino Unido e o Brasil com projetos de música, dança, teatro, literatura, artes visuais, economia criativa e atividades de capacitação e intercâmbio de conhecimento em gestão cultural.

O Transform pretende conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido. “Serão por volta de 30 projetos anuais, ao longo de quatro anos, e vamos trabalhar em parceria com cerca de 40 instituições do país, entre elas o SESC, CCBB, SESI, Pinacoteca, Neojiba, Bienal de São Paulo, Amazonas Film Festival e também outras 25 do Reino Unido, como Tate, Victoria and Albert Museum, Southbank Centre, Festivais de Edimburgo e The Sage Gateshead”, explica Luiz Coradazzi, diretor de artes do British Council no Brasil.
A ideia é além de uma mostra de eventos buscando fortalecer os laços entre os profissionais e instituições de artes de ambos os países, com resultados em longo prazo.
Um exemplo são as colaborações entre “organizações pares” como na área de música, o intercambio de dois anos entre o Guri Santa Marcelina e o The Sage Gateshead. Outro exemplo é o Programa de Desenvolvimento de Museus, que prevê troca de experiências e capacitação entre museus como Victoria & Albert, British Museum, National History Museum, The Science Museum e os principais museus públicos e privados brasileiros.
Em 2013, o programa realiza festivais que consolidam a atividade de capacitação e economia criativa, conectando empreendedores, artistas e produtores de ambas as nações. São eles: Festival Lapa-Londres, no Rio de Janeiro; Recife Playable City e Southbankcentre@Pelourinho, em Salvador. Alám disso, um dos destaques do calendário é a ópera Sonho de uma Noite de Verão, de Benjamin Britten, encenada pela primeira vez no Rio de Janeiro e em São Paulo, no ano de seu centenário.
O Transform tem a curadoria de Graham Sheffield e de Jude Kelly, diretora do Southbank Centre, e conta com o aconselhamento curatorial de Marcelo Araújo (Secretário de Cultura do Estado de São Paulo), Emílio Kalil (Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro), Danilo Miranda (Diretor Regional do SESC São Paulo), Claudia Toni (Consultora de música e dança da Fundação Padre Anchieta), além de representantes das principais instituições culturais britânicas, como Arts Council England, Creative Scotland, NESTA, Barbican Centre e BFI.
Tanto o programa como a UKBrasil Season são uma manifestação brasileira da GREAT Britain, campanha baseada em áreas de excelência no Reino Unido: Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Criatividade, Conhecimento, Sustentabilidade, Patrimônio, Esportes, Comércio e Música.
Acompanhe as atividades no site www.transform.britishcouncil.org.br.

Fonte: Cultura e Mercado 

Nenhum comentário: