concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 23 de abril de 2013

Katia Maciel | Suspense - SP

Abertura: Katia Maciel | Suspense
No dia 24 de abril, das 19h às 22h, a Zipper Galeria promove a abertura da segunda exposição individual da artista Katia Maciel na galeria. Com curadoria de Paula Alzugaray, Suspense apresenta o trabalho da artista que investiga a questão do gênero cinematográfico como conceito deflagrador das obras em exposição.
Para Suspense, Katia criou uma instalação composta por seis suportes diferentes. Através deles a artista gera uma situação de cinema, onde o espectador é convidado a vivenciar esse clima e também a interagir com a obra. “A incerteza, ansiedade e suspensão, são estados possíveis do corpo quando sujeito a situações inesperadas”, explica a artista.
Katia Maciel
É artista, cineasta e poeta, pesquisadora do CNPq e professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1994. Em 2001 realizou o pós-doutorado em artes interativas na Universidade de Walles na Inglaterra.

Katia Maciel realiza filmes, vídeos, instalações e participou de exposições no Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Argentina, México, Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Alemanha, Lituânia, Suécia e China. Recebeu, entre outros, os prêmios: Prêmio da Caixa Cultural Brasília (2011), Funarte de Estímulo à Criação Artística em Artes Visuais (2010), Rumos Itaucultural (2009), Sérgio Motta (2005), Petrobrás Mídias digitais (2003), Transmídia Itaúcultural (2002), Artes Visuais Rioarte (2000). Seus trabalhos operam com a repetição nos códigos amorosos e seus clichês e com desnaturezas.
Entre as individuais mais recentes, destaque para Dois (2012, Caixa Cultural, Brasília), Infinito Paisaje (2011, Fondación Telefónica, Buenos Aires), O Que Se Vê, O Que É Visto (2011, Instituto Oi Futuro, Rio de Janeiro), Ondas: Um Dia De Nuvens Listradas Vindas Do Mar (2009, Museu da Imagem e do Som, São Paulo), Situação Cinema (2007, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro).
Quando?De 24 de Abril a 15 de Maio, 2013.
Segunda a sexta-feira das 10h às 19h
Sábado das 11h às 17h

Nenhum comentário: