concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 13 de junho de 2013

acontece no MASP - junho

ACONTECE NO MASP
LUCIAN FREUD: CORPOS E ROSTOS
Considerado um dos maiores artistas de seu tempo, Lucian Freud chega ao MASP em mostra concentrada em sua obra gráfica com 44 gravuras, 6 quadros e 28 fotos de David Dawson, seu amigo, fotógrafo oficial, assistente e modelo. Dawson tenta imprimir, em suas fotos, a mesma dramaticidade e intensidade das obras de Freud. A mostra terá início no dia 28 de junho e irá até o dia 13 de outubro.
PORTINARI - AS SÉRIES BÍBLICA E RETIRANTES
Portinari, um dos artistas brasileiros mais famosos do século XX, está representado por 11 obras no primeiro subsolo do MASP. Sua Série Bíblica, que retrata diversas passagens da Bíblia e foi encomendada por Assis Chateaubriand, fundador do MASP, mostra a forte influência que Guernica de Picasso teve em sua obra; já a Série Retirantes, da qual o Museu possui 3 de 5 obras, o artista retrata mazelas da sociedade brasileira.
 CONFIRA TODAS AS EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
VISITAS ORIENTADAS
Visitas orientadas para grupos escolares, com acompanhamento de orientadores do Museu. O intuito desta atividade é promover o acesso e aproximação dos alunos às obras de Arte, conceitos e ao MASP, utilizando-se de uma linguagem apropriada para cada idade. As visitas podem ser feitas de duas maneiras, a Simples – visita com os orientadores pelas exposições do MASP, com 1h30 de duração – e Programa Combinado – visita com orientadores pelas exposições e atividades no Ateliê do MASP, com 3h15 de duração.
Podem ser feitos, com alguma antecedência e preços diferenciados, agendamentos para visitas orientadas aos finais de semana.
Agendamento pelo e-mail: agendamento@masp.art.br, com Fabiana Vilela
Preços:
Grupos de escolas públicas: gratuito
Grupos de escolas particulares: R$ 10,00 por aluno para a Visita Simples e R$15,00 por aluno para o Programa Combinado
Com o objetivo de apresentar a rica diversidade de assuntos que atualmente abarca nossa coleção bibliográfica, neste mês de junho, a Biblioteca e Centro de Documentação do MASP destaca dois livros sobre arte contemporânea brasileira. “Pintura Brasileira Séc. XXI” e “Desdobramentos da Pintura Brasileira Séc. XXI”, ambos organizados por Isabel Diegues e Frederico Coelho, traçam um panorama da produção pictórica feita hoje em dia no Brasil. Com obras tanto de artistas da nova geração quanto de artistas atuantes no circuito profissional desde os anos 80, os livros percorrem as diferentes poéticas presentes na pintura (tradicional ou não) brasileira, tendo em vista os diversos modos de trabalho e reflexão que ocorrem simultaneamente em diferentes regiões e gerações de artistas plásticos brasileiros. As obras já estão disponíveis para consulta na biblioteca.

Para consulta de todo o acervo da biblioteca acesse nosso catálogo online. Ou entre em contato pelo e-mail: biblioteca@masp.art.br ou pelo telefone 3253-6483. O horário de atendimento ao pesquisador é de segunda a sábado das 13 às 17h. 
LETRAS EM CENA
Há 8 anos no Grande Auditório do MASP, o Letras em Cena já realizou mais de 300 leituras de peças, poesias, contos e cartas, com a participação de mais de 3.000 artistas, entre atores, diretores, autores e poetas.
Todas as segundas-feiras, às 19h30
Local: Grande Auditório do MASP (374 lugares)
Ingressos: entrada gratuita, por ordem de chegada
 CONFIRA TODOS OS EVENTOS EM CARTAZ
O segundo semestre da Escola do MASP vem sendo preparado com muitas novidades. No 3º bimestre, que inicia em Agosto, teremos os cursos: História do livro ilustrado; Audiovisual e Arte contemporânea; Arte Contemporânea; História das Exposições, e os módulos II e IV do curso Introdução à História da Arte . A partir de Outubro ofereceremos os cursos: Arte Indígena; Tradição e Revolução: A Paris de entreséculos na coleção MASP; A arte brasileira: do moderno ao contemporâneo (1950-1980). A programação completa poderá ser vista a partir do dia 20 de junho no site da Escola do MASP.

Para mais informações, escreva para : escola@masp.art.br. Nossos telefones: 11 – 3251-5644 ramal 2108 e 11 – 3253-9663. Nosso horário de atendimento é de Segunda à Sexta-feira, das 14h às 19h.
MAM-SP
Continua até 23 de junho, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, a exposição retrospectiva do artista ALEX VALLAURI (Asmara, Etiópia, 1949 — São Paulo, 1987) com curadoria do professor e historiador de arte João Spinelli, onde está presente a obra do MASP Acrobata com Pião.
O “Acontece no MASP” é uma publicação desenvolvida pela Área de Comunicação
e Relacionamento para divulgar as notícias e a programação do museu.
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP
Avenida Paulista, 1578 – São Paulo SP – Telefone 11 – 3251-5644
www.masp.art.br | atendimento@masp.art.br

Nenhum comentário: