concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Diálogo entre a Obra e o Espaço - RJ

Diálogo entre a Obra e o Espaço
Curso direcionado a capacitar alunos de diversas formações nas etapas que compõem a concepção e execução de projetos de exposições, a fim de considerar a inter-relação das áreas temáticas curriculares em arquitetura, design, artes plásticas, estética e história.
Serão realizadas oficinas interativas com aulas práticas como visitas guiadas às exposições que constam da agenda cultural da cidade, com o objetivo de se avaliar os procedimentos e metodologias inerentes à implantação dos projetos expográficos.
Metodologia
O curso será estruturado em 4 módulos, a serem realizados, com a duração de 2 meses, considerando 2 aulas semanais, totalizando 8 aulas/mês, total 16 aulas / curso. Exemplos pertinentes a projeto de exposições executados e o acesso a acervos iconográficos vão elucidar os conceitos espaciais expostos em cada módulo. Oficinas de trabalho e visitas guiadas objetivam colocar o aluno em contato com o projeto de arquitetura de exposições, áreas específicas do setor cultural e a realidade do mercado local.
Conteúdo do Curso
Os módulos propostos foram discriminados nas seguintes categorias:
Módulo I Teórico
·         Considerações histórico-culturais no percurso da implantação de exposições.
·         Os Movimentos Culturais
·         O objeto. O objeto enquanto registro histórico. O objeto enquanto valor de arte e decultura. Arquitetura enquanto linguagem para a condução da leitura do objeto no interior de espaços culturais. Interfaces com semiologia e sintaxe espacial;
·         A construção do conceito espacial. A curadoria. O artista, o curador e o espaço.
·         Pesquisa histórica e iconográfica; Exposições temáticas e em artes plásticas segundo os movimentos e tipos de manifestações (conceitual, intervenções urbanas e performances).
·         A obra de arte no espaço e o seu entendimento. A obra que interage com o espaço, a obra conceituada a partir do espaço. O espaço como estruturador da arte. Arquitetura como objeto de arte. A cidade como suporte da arte.
           Módulo II / Desenho Arquitetônico – Elementos do desenho arquitetônico enquanto recursos de linguagem na concepção da arquitetura de exposições
Interpretação das formas e espaço - conceituação, estruturação, organização, sinalização na concepção de espaços. Inter-relação físico-funcional entre formas e planos. As tipologias e os elementos definidores de espaço.
·         Interfaces com o design e a programação visual.
·         Recursos visuais e construtivos.
          Módulo III - Arquitetura de Exposições –
·         Passo a passo para realizar o projeto e montagem de exposições temáticas permanentes, temporárias e itinerantes. Visitas guiadas.
Módulo IV - Projetos Paralelos / Programas Educativos e Desdobramentos
Interface das políticas culturais e as demandas local-regionais. Planejamento e execução de projetos culturais. A correspondência dos objetivos do projeto às leis de incentivo e editais do mercado cultural.
INÍCIO -09 julho
Valor : R$ 560,00 - 2 cheques de R$ 280,00
Dia: terças – feiras
Horários das 17 às 19 :00 hs e das 19:30 às 21: 30 hs
Local : Av das Américas, 700 sala 203 B setor Azul , Shopping Città America - Barra da Tijuca
Contatos para Matricula : 21-24949058 /21- 82721922

- MATRÍCULA ABERTA-

Valéria Veras
arquiteta e urbanista
projetos culturais e expográficos

Concluiu sua graduação em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula em 1982. Possui especialização em arquitetura de exposições, projetos educativos e em História da Arte Brasileira, como aluna do Curso Avançado inserido no Programa de Estudos da Cultura de formação em arte e cultura da Coordenação Geral de Capacitação e Difusão Científico da Fundação Joaquim Nabuco. Sua experiência profissional permeia o diálogo entre arte, arquitetura e história, por intermédio da concepção de relevantes exposições com desdobramentos na área da educação com participações na equipe do Espaço Cultural Contemporâneo ECCO EDUCATIVO, sediado em Brasília. Realiza marcantes projetos expográficos em centros culturais – CCBB, Caixa Cultural e ECCO/ DF cabendo destacar as exposições - Acervo Itaú Cultural Fotografias Modernistas: Indagações Contemporâneas na Fotografia Modernista, “OTTO DIX”, “Martin Chambi, O Poeta da Luz” (primeira montagem no Brasil) e Jacques Henri Lartigue, integrantes do evento FOTOARTE 2003 / 2004 de Brasília. No campo institucional atuou na concepção de exposições para a UNICEF, CREA/DF, Embaixada da Itália, Shopping Rio Design Barra e Shopping CasaPark – Brasília e Ministério das Relações Exteriores. Integrou a equipe de pareceristas do Programa Nacional de Apoio aCultura/PRONAC do Ministério da Cultura (MINC), onde foi responsável pela avaliação deprojetos do setor das artes plásticas. No campo patrimonial desenvolveu pesquisa sobre a temática sociocultural da casa brasileira promovendo transversalidades com o ensino escolar que embasou o Kit Educativo DE CASA EM CASA UMA HISTÓRIA DA MORADA BRASILEIRA. Possui atuação junto a Galerias de Arte na assessoria para a implantação de metas e estratégias que visam o desenvolvimento de projetos e programas institucionais.

Nenhum comentário: