concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ibram lança novos editais: Mais Museus e Modernização de Museus 2013

Ibram lança novos editais: Mais Museus e Modernização de Museus 2013
by maria.naves
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) lança hoje (24), os editais Mais Museus e Modernização de Museus2013. Os extratos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), na Seção 3 (páginas 14 e 16).
O edital Mais Museus visa selecionar projetos de implantação de museus em municípios que ainda não possuam instituição museológica instituída. Já o edital Modernização de Museus consiste em selecionar projetos para modernização de instituições museológicas.
Os dois editais têm por finalidade, constituir um banco de projetos para apoio financeiro no exercício de 2013, de acordo com disponibilidade orçamentária do Ibram, mediante celebração de convênio. Os participantes poderão inscrever-se com projeto cujo valor solicitado para repasse esteja entre R$ 150 mil e R$ 300 mil.
As inscrições começam nesta quinta-feira, 25 de julho, e seguem até 12 de setembro, e devem ser feitas pelo sistema SalicWeb, disponível na página do Ibram e do Ministério da Cultura. Veja os editais aqui.
Fomento aos Museus
O Ibram adota o procedimento de seleção de projetos de museus não vinculados ao instituto, com o objetivo de democratizar e descentralizar os recursos públicos no setor por meio de editais públicos.
A finalidade é permitir que os museus cumpram seu papel na salvaguarda e difusão do patrimônio cultural musealizado, proporcionando-lhes condições necessárias para atratividade de público, realização de ações de comunicação, investigação e preservação de acervos.
Além de contribuir com o aumento do número de museus, os editais também democratizam o acesso a bens culturais e o desenvolvimento regional, especialmente através da geração de ocupação e renda e do estabelecimento de formas de integração com a economia local.

Texto: Ascom/Ibram

Nenhum comentário: