concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pés & Livros - Juliano Lopes - SP



Imagem inline 1

A galeria Arte Aplicada abre a mostra Pés & Livros, do artista plástico gaúcho Juliano Lopes, com curadoria de Sabina de Libman. Composta por uma série inédita de 18 obras, entre desenhos e pinturas sobre tela e livros antigos, os trabalhos nos mostram que “os pés” e “os livros” nos levam a todos os lugares, tanto fisicamente como em nosso imaginário.

Nesta nova série, a inspiração de Juliano nos remete a momentos do cotidiano, da contemporaneidade, da vida atual. Com um toque de metalinguagem, Juliano utiliza livros antigos (alguns com mais de cem anos) como suporte para determinadas pinturas. Tais livros foram cuidadosamente pesquisados em busca da perfeita harmonia com os desenhos; todos os textos são de sua escolha pessoal, com conteúdos que se relacionam com a proposta e o conceito da mostra.

Na representação das suas figuras, a base técnica é o desenho em charcoal e grafite, com um cuidado anatômico realista, denso em certas partes e diluído em outras. Quanto às cores, seu critério foi o uso de variações das cores primárias e cores terrosas em tons baixos. Nas manchas da tinta acrílica somam-se às linhas e riscos na construção de uma identidade transitória, mutável e quase sem delimitações, gerando movimento e espontaneidade às obras.

Pés & Livros é a primeira exposição de Juliano Lopes em São Paulo, uma descoberta para o público paulistano que admira a arte tanto de nomes consagrados como de novos talentos. “Criativo, domina com segurança o desenho e a pintura. Fiel ao princípio de que a obra de arte deve ser mágica, se apropria de velhos livros que usa como suporte para seus desenhos. Magia Pura. A Galeria Arte Aplicada tem o prazer de trazer a São Paulo esse promissor artista.”, comenta Sabina de Libman.

Exposição: Juliano Lopes, Pés & Livros
Curadoria: Sabina de Libman
Abertura: 30 de novembro de 2013, sábado - às 11h
Período: de 2 a 14 de dezembro de 2013.
Local: Arte Aplicada Galeria de Arte  www.arteaplicada.com.br
Rua Haddock Lobo, 1406 – Tel. (11) 3064-4725
Horário: Segunda a sexta feira, das 10h às 19h. Sábado, das 10h às 14h
Nº de obras: 18
Técnica: desenhos, pinturas sobre telas e sobre livros antigos

Nenhum comentário: