concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Seminário Funarte de Residências Artísticas: divulgada a programação



Evento será realizado de 4 a 6 de novembro, no Rio de Janeiro


Estarão presentes grupos e organizadores de residências reconhecidas, de todo o país, além de representantes do Ministério da Cultura e de outros agentes públicos

A Fundação Nacional de Artes divulgou, no dia 10 de outubro, a programação completa do Seminário Funarte de Residências Artísticas, que se realizará entre os dias 4 e 6 de novembro, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Vários grupos e organizadores de residências de todo o país estarão presentes no evento. Entre os temas mais importantes dos debates estão: O papel do Estado no campo das residências; O lugar da residências artísticas na arte contemporânea; e O desafio da difusão no campo das residências artísticas.

A programação será aberta com a conferência Resiliências artísticas de Amilcar Packer, curador, artista, co-diretor do Capacete, programa internacional de residências artísticas de pesquisa, no Rio de Janeiro; e professor convidado do Programa de Arte, Pesquisa e Prática da Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris; e de outras instituições de pesquisa.

O seminário reunirá representantes de instituições que realizam programas de residência artística importantes, tais como: Marcos Moraes, da FAAP; Augusto Albuquerque, do Instituto Sacatar; Joel Borges, da Casa das Caldeiras; Gabriel Netto, do Atelier Subterrânea; Lisette Lagnado, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage; Lívia Simas, do Circo Crescer e Viver; entre outros. Participarão também gestores de governos, estaduais e federal, como: Silvana Meireles, da Fundação Joaquim Nabuco (PE); Pedro Domingues, da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; Antonio Alves da Secretaria Executiva do MinC; Georgia Nicolau, da Secretaria de Economia Criativa do MinC; e André Maciel, do Ministério das Relações Exteriores. Estará presente Jean Paul Rebaud, da Embaixada da França (Brasília).
Durante o seminário, será lançada a publicação Mapeamento das Residências Artísticas no Brasil.

Os interessados no Seminário Funarte de Residências Artísticas devem enviar seu pedido de inscrição para o e-mail para cepin@funarte.gov.br, informando nome completo; instituição ou grupo ao qual se vincula; município e unidade da Federação de origem. Participe!

Seminário Funarte de Residências Artísticas
De 4 a 6 de novembro de 2014
Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa nº 16, Centro
Rio de Janeiro (RJ)

Participação gratuita
Vagas limitadas
Inscrições e informações: cepin@funarte.gov.br

Fonte: Funarte

Nenhum comentário: