concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

programação da Casa da Xilogravura - Campos de Jordão - SP

CASA DA XILOGRAVURA
Outubro de 2015

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS:
Tesouros da Mantiqueira
- 1 DE OUTUBRO DE 2015 a 30 DE NOVEMBRO DE 2015 -
Xilogravuras de Samuel Ornelas e calcogravuras de Rafael Kenji produzidas com apoio do ProAc da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em programa desenvolvido em bairro rural de São Bento do Sapucaí. Rafael e Samuel são dois artistas jovens, de notável talento, ligados ao Ateliê Piratininga, de São Paulo.
Ateliê Calcográfico Iole
- 1 DE JANEIRO DE 2016 21 DE MARÇO DE 2016 -
Exposição comemorativa dos 35 anos de existência do ateliê criado em São Paulo pela gravadora Iole Di Natale, que muito contribuiu para a difusão das artes gráficas. Participam da mostra três dezenas de artistas, em uma coletiva de notável representação.
Andreas Kramer
- 2 DE ABRIL A 26 DE MAIO DE 2016 -
Mostra de xilogravuras do artista Andreas Kramer, nascido na Alemanha, que vive e trabalha em Berlim e Veneza. Formou-se na Faculdade de Arte e Design Hale, em Burg Giebichenstein em 1985. É professor da Escola de Arte de Berlim e da Escola da Gráfica de Veneza. Kramer encontrará os visitantes do Museu e falará a respeito de sua arte, com tradução simultânea, em data a ser marcada.

TEMA DA VEZ
Xilogravuras Indígenas no Brasil
- DE OUTUBRO ATÉ O FINAL DE NOVEMBRO DE 2015
Apresenta explicações e exemplos de carimbos em madeira, para impressão corporal com tinta, produzidos à maneira dos indígenas brasileiros. O público poderá exercitar-se na impressão de tais carimbos.

ALGUNS FATOS RELEVANTES OCORRIDOS NESTE ANO
Visitas da Pró-Reitora de Cultura da USP e de sua equipe
A Casa da Xilogravura recebeu as honrosas visitas da Pró-Reitora de Cultura da USP, Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda, e do Pró-Reitor Adjunto de Cultura da USP, Prof. João Marcos de Almeida Lopes, bem como de suas equipes técnicas. A essas visitas seguiram-se providências que ampliaram o apoio da Universidade ao Museu.
A Casa da Xilogravura na ECA/USP até o final do ano
Para divulgar a Casa da Xilogravura dentro da USP, o Centro de Preservação Cultural da Pró-Reitoria de Cultura/USP produziu uma grande exposição composta de duas dezenas de painéis e intitulada “Uma Casa para a Xilogravura”. Ela já foi exibida em São Paulo na Casa da Dona Yayá, sede do CPC/USP; no CienTec, Parque de Ciência e Tecnologia da USP; e agora pode ser visitada até o final do ano na Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP.
A conservação do acervo da Casa da Xilogravura
Por indicação do CPC/USP, a equipe do Prof. Andrea Cavicchioli, da EACH/USP, instalou equipamentos que aferem umidade, temperatura e poluição ambiental dentro e fora do Museu Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão. O resultado dessas pesquisas, que durarão um ano, permitirá medidas em benefício da boa conservação do acervo do Museu.
Pesquisa sobre folhetos de cordel na Casa da Xilogravura
Para atender a um projeto que o Prof. Paulo Iumatti executa no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, a estagiária Marina Januzzi esteve em setembro, em Campos do Jordão, realizando pesquisa no acervo de folhetos de cordel da Casa da Xilogravura.
SORTEIO DE GRAVURA
Realizamos mais um sorteio de duas gravuras. A ele concorreram gratuitamente todas as pessoas que visitaram a Casa da Xilogravura no primeiro semestre de 2015 e preencheram a ficha numerada de seu bilhete de ingresso.
Foram sorteadas as fichas números 26.497 e 27.670, respectivamente de Luiz C.P, residente em São Paulo, e Ricardo C., residente em São Caetano do Sul, Estado de S. Paulo.
Coube, ao primeiro, a obra “Minha vida na xilogravura”, de Cícero Lourenço, e, ao segundo, “Minha vida na xilogravura”, de Naldo, ambas integrantes de uma série com a participação dos mais destacados xilógrafos de Juazeiro do Norte.
          
_______________________________________________________________                                              
MUSEU CASA DA XILOGRAVURA
O horário de funcionamento da Casa da Xilogravura continua o mesmo:
das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de 5ª. a 2ª. feira
(só fecha nas terças e quartas-feiras)
Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Bairro Jaguaribe, Campos do Jordão.
Entrada = R$ 6,00 /  Mais de 60 anos, estudantes e professores = R$ 3,00 /
Menores de 12 anos = Grátis  /
Professores, funcionários e alunos da USP = Grátis /
Grupos de alunos de escolas gratuitas previamente agendados = Grátis
Mais informações sobre os eventos: 
Fone(12)3662-1832                              contato@casadaxilogravura.com.br

Nenhum comentário: