concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 1 de novembro de 2015

exposição NATUREZA IMAGINÁRIA - Atalie Rodrigues Alves - Franca - SP

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 06 de novembro (sexta-feira), a partir das 20 horas, a mostra de gravuras, desenhos e pinturas Natureza Imagináriaque reúne obras recentes da produção da artista francana Atalie Rodrigues Alves , uma das coordenadoras do Lab.
Trabalhadora compulsiva das artes visuais, manejando as mais diversas técnicas de expressão sobre papel, Atalie reúne nesta mostra os trabalhos de suas novas séries em desenhos a bicos de pena, nanquim, aquarelas e técnicas mistas, bem como gravuras em metal, xilo e linóleo.
Segundo o crítico Oscar D´Ambrosio, o trabalho de Atalie “parte de registros fotográficos para destacar o ato do fazer. Nesse aspecto, além das imagens de quem está executando a tarefa de tornar linhas em peças utilitárias, ressalta-se a maneira como ela constrói seus fundos, seja na aquarela ou na pintura. Existe toda uma pesquisa, em que a geometria despenha um papel fundamental, assim como a cor. Dessa forma, dois universos vão sendo desenvolvidos ao olhar do observador: o dos animais e de quem os manipula e as tonalidades cuidadosamente elaboradas atingidas em cada trabalho plástico”.
Embora o uso intensivo das cores tropicais tenha feito a diferença em seus trabalhos recentes, Atalie apresenta novas composições usando o preto e branco e o claro-escuro, entrecortadas por rendilhados e espaços demarcados por geometrias complexas, buscando efeitos visuais de op-art para retratar a natureza selvagem, principalmente pássaros.
 Atalie Rodrigues Alves é natural de Franca (1955). Formou-se em artes pela Faculdade de Belas Artes de SP (1976) e retornou a Franca, onde desenvolve sua carreira profissional como artista plástica com trabalhos em diversas técnicas de desenho, pintura e gravura, incluindo passagens pelo setor público (foi diretora da Pinacoteca local), como arte-educadora e como promotora cultural (é uma das fundadoras do Laboratório das Artes).

Nenhum comentário: