concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Prêmio Brasil Fotografia


Premio-Brasil-Fotografia_editais-e-afins
Criado em 2000, com o nome de Prêmio Porto Seguro Fotografia, foi estruturado para funcionar como um canal de apresentação da produção fotográfica autoral brasileira, possibilitando o ingresso de um maior número de fotógrafos nacionais preocupados com a pesquisa de linguagem.
A partir de 2012, o prêmio passa por uma revisão e modernização sendo denominado Prêmio Brasil Fotografia e criando novas premiações voltadas a produção e bolsas para projetos em desenvolvimento.
A fotografia hoje ocupa um lugar de grande destaque nas linguagens estéticas contemporâneas. As instituições culturais têm como proposta inserir cada vez mais a fotografia como meio expressivo. Através de sua difusão e circulação o Prêmio Brasil Fotografia hoje é referência para o conhecimento da produção da imagem brasileira.
O Prêmio é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros, ambos residentes no Brasil.
A ação curatorial propõe a apresentação de ensaios, séries fotográficas e projetos que elaborem uma reflexão na qual a fotografia, independentemente de temas pré-estabelecidos, explore a diversidade de abordagens possíveis, como um espelho da história social e estética do olhar hoje.
Os participantes poderão se inscrever em ambas as categorias e modalidades, desde que sejam apresentados trabalhos distintos:
_Categoria Prêmio Brasil Fotografia Ensaios:
- Modalidade Ensaio Impresso: para ensaios sobre o mesmo tema caracterizando uma linguagem fotográfica de cunho autoral. Não há restrição quanto à forma de captação de imagem ou aos métodos de pós-produção Serão aceitos ensaios fotográficos em cor ou em preto-e-branco, obrigatoriamente impressos, com no mínimo oito e no máximo doze fotografias.
- Modalidade Ensaio Multimeio: para ensaios que utilizem a técnica fotográfica através de diferentes linguagens e narrativas como, vídeos, projeções, instalações, intervenções urbanas, site specific, etc.
_Categoria Prêmio Brasil Fotografia Bolsa para desenvolvimento de projeto:
Para projetos de pesquisa experimentais, ainda não viabilizados, que partam da ação/reflexão fotográfica como impulso para o desenvolvimento de narrativas contemporâneas entre múltiplos meios em um território transdisciplinar
_Categoria por indicação:
- Categoria Prêmio Brasil Fotografia Especial: um Colégio Eleitoral – formado pelos premiados, selecionados e participantes das Comissões de Premiação das edições anteriores do Prêmio Porto Seguro Fotografia e Prêmio Brasil Fotografia – indicará fotógrafos que tenham ensaios relevantes em seu percurso criativo. A Comissão de Premiação 2015 escolherá um único vencedor, entre os mais votados pelo Colégio Eleitoral.
- Categoria Prêmio Brasil Fotografia Revelação: destinado a um fotógrafo inédito no circuito institucionalizado de arte, inscrito nesta edição do Prêmio, na categoria Ensaios, que tenha apresentado um conjunto singular de obras.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 13 de dezembro/2015, via web
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: de R$ 15.000 até R$ 50.000
– Edital e Inscrição: http://bit.ly/20tNBni


by Editais e Afins

Nenhum comentário: