concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 30 de maio de 2016

edital Circula Minas

O edital dispõe de R$ 300 mil para serem destinados a artistas, estudiosos da cultura, técnicos, agentes culturais, mestres e mestras dos saberes e fazeres populares, com residência permanente em Minas Gerais, para participarem de atividades prioritariamente culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras de reconhecido mérito.
O Circula Minas é oriundo do programa de apoio a viagens, utilizado até 2014, que destinava em torno de R$115 mil por meio da concessão de passagens que viabilizavam a participação de artistas mineiros em eventos culturais em âmbito nacional e internacional. A implementação de edital, a pré inscrição online e a transparência nos critérios de participação e avaliação, adotados no ano passado, reafirmam o compromisso da SEC com a democratização e ampliação dos mineiros ao acesso à cultura.
Em 2015, primeiro ano de vigência do programa por meio de edital, 104 artistas foram para 15 países e 6 estados brasileiros, além de Minas, números que configuram aumento de 300% com relação a 2014.
A superintendente de Interiorização e Ação Cultural, Manuella Machado, destaca a abrangência alcançada pelo incentivo. “O Circula Minas é um importante mecanismo de valorização e difusão das manifestações culturais dos cidadãos mineiros, além de contribuir para a preservação da nossa diversidade cultural. Nossa riqueza é claramente percebida nos resultados do projeto, que atende desde grupos das culturas populares a artistas contemporâneos, por exemplo”.
O edital refere-se à seleção de requerimentos cujas viagens estejam previstas entre 16 de maio a 31 de dezembro de 2016.
Inscrições: 16 de março a 23 de setembro

A inscrição da proposta será realizada mediante pré-inscrição, disponível aqui.


_Fonte: SEC Minas.

Nenhum comentário: