concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

abertura sábado 3 setembro 18h Estúdio Dezenove - RJ




Inventar o outro  (notas para o futuro: fotografias)
Os artistas dessa exposição têm em comum a impiedade. Todos fora de ordem, inscrevem no próprio corpo e no corpo do outro, do meu e do seu. Se inventam e inventam o outro. As imagens de uma, tanto podem lembrar a “Ofélia” de Julia Margaret Cameron, romantismo e morte, como um açougue goyesco. Ou medos dobrados sobre si revelando-se em pura invenção. E de outra, que se refaz diariamente na procura de seu antes. Há o que procura pela luz, como os insetos que morrem queimados ao se aproximarem do calor, embora faça, aqui e ali, um constante movimento de vai e vem em busca da sombra protetora – mas sombra é luz. A sedução e a morte estão inscritas na obra e no corpo, embora às vezes um choro transpareça emoções baratas, oferecem[-se] sem pena e pudor. Adiante, algo se revela (esta é a palavra apropriada), em uma busca desesperada pelo outro.

Sitiação (0+1)
Para o Projeto Vitrine Efêmera Celina Almeida Neves propõe uma aventura a quatro bandas cujo maior desafio de equilíbrio é respirar seu lado prismático, os vários territórios desdobrados como nomenclatura da obra: maquete, instalação,site specific, poema visual... Não em vão, o título escolhido pela artista é uma alquimia de sítio e ação, um neologismo que re-nomeia as coordenadas espaço temporais (sítio, ação, situação, sitiação), sua dialética de imagem pulsante, viva, a favor de outro imaginário mais livre. A integração do signo icônico do homem kafkiano que somos e sua linha de fuga com o espaço da vitrine é outro lugar expandido, que articula e dá forma ao território que rodeia o signo. 

OPUS Realidade
Na abertura das exposições o poeta, artista visual e crítico de arte Adolfo Montejo Navas autografará OPUS Realidade, sua mais recente publicação.

Nenhum comentário: