concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 23 de maio de 2018

curso De Traços e Espaços: A Gravura Brasileira Através das Exposições da Caixa Cultural - Claudinei Roberto da Silva - SP

CAIXA CULTURAL SÃO PAULO PROMOVE CURSO GRATUITO SOBRE HISTÓRIA DA ARTE POR MEIO DE SUAS EXPOSI



A CAIXA Cultural São Paulo promove, de 12 a 16 de junho, o curso De Traços e Espaços: A Gravura Brasileira Através das Exposições da Caixa Cultural, que será realizado em cinco encontros As aulas serão ministradas por Claudinei Roberto da Silva, professor de artes formado pela Universidade de São Paulo (USP) e curador de inúmeras exposições pelo país. As inscrições são gratuitas.

Desde sua criação, em 1989, a CAIXA Cultural notabiliza-se por ser um espaço privilegiado para os projetos que resgatam a obra de gravuristas brasileiros. Em um país com uma deficiência sistemática na organização de sua memória e, também, na produção literária e crítica sobre artes (reservada quase que exclusivamente aos grandes artistas e - geralmente - relacionada a suas obras em tela), a produção de catálogos e registros fotográficos e videográficos das exposições da CAIXA Cultural se tornou uma rara e consistente referência aos que estudam - ou pretendem estudar - a história da arte brasileira.

O curso De traços e espaços: a gravura brasileira através das exposições da Caixa Cultural busca por em relevo esse entrelaçamento de conceitos e, ao mesmo tempo, empregar a trajetória de exposições na instituição como linha condutora de uma história crítica da gravura no Brasil.

Ao todo, serão ofertadas 40 vagas. Terão prioridade estudantes de nível superior que estudem temas que dialoguem com o conteúdo das palestras, sendo que 10 vagas serão reservadas a estudantes de instituições públicas.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário no site www.tracoseespacos.com.brinformando os dados solicitados.  A lista com os nomes dos selecionados será divulgada até o dia 6 de junho no site do evento e na páginas do Facebook: facebook.com.br/tracoseespacos

História da Arte e Exposições:
Atualmente, há uma forte corrente de pensamento que defende que a construção do discurso histórico e também da história da arte dependeram fundamentalmente da estruturação de museus, galerias e exposições.
Na medida em que cada exposição dá relevo a certo recorte e artista – enquanto "esquece” outras escolas, por exemplo - a história das exposições acaba por lapidar, também, a história da arte. Muito do que entendemos como consensos na história da arte não são uma realidade em si, uma verdade absoluta ou um fato natural, mas uma construção que dependeu essencialmente do relevo e da defesa que se fez em cada momento - e através das exposições - de artistas e movimentos.
O curso De traços e espaços: a gravura brasileira através das exposições da Caixa Cultural não apenas recupera a trajetória dessa arte, por meio de uma consistente sequência de exposições realizadas pela instituição, como auxilia na compreensão da relação entre artistas, espaços, obras e memória/história, elementos que, hoje, não podem mais ser avaliados individualmente sem se correr o risco de incorrer em uma imensa ingenuidade. 
Sobre Claudinei Roberto da Silva:
Claudinei Roberto da Silva é formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), já coordenou o serviço educativo de inúmeras bienais internacionais de São Paulo e do Museu Afro-Brasil. Professor de artes no Sesc São Paulo e na Pinacoteca do estado de São Paulo, curador de exposições em instituições como Museu Afro-Brasil, Pinacoteca, Caixa Cultural, Sesc São Paulo e Museu Oscar Niemeyer.

Serviço:
De traços e espaços: a gravura brasileira através das exposições da Caixa Cultural
Local: CAIXA Cultural São Paulo
EndereçoPraça da Sé, 111 - Centro
Data: 12 a 16 de junho (terça a sábado)
Horário:  Às 19h (terça a sexta) e às 10h (sábado)
Duração: 2 horas por aula – ao todo, 10 horas
Vagas: 40 pessoas
Informações: (11) 3321-4400
Inscrições: São gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.tracoseespacos.com.br até o dia 6 de junho
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Nenhum comentário: