concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Palestra Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos - Museu da Energia - SP

Palestra no Museu da Energia apresenta como produzir materiais 
de acessibilidade para museus a partir de fabricação digital
Com entrada gratuita, evento promovido pelo Museu da Energia visa debater a acessibilidade para
deficientes em instituições culturais e compartilhar a experiência do museu na produção de peças em 3D
No dia 15 de maio (terça-feira), às 14 horas, o Museu da Energia de São Paulo (Alameda Nothmann, 184) promove o evento “Museu da Energia Acessível”, uma apresentação do projeto de produção do material de acessibilidade do museu, que conta com patrocínio da CTG Brasil via Lei Rouanet. A palestra é voltada a profissionais de museus, grupos e pessoas que desenvolvem trabalhos com deficientes, e visa debater a acessibilidade em instituições culturais e compartilhar a experiência do museu no tema, que desenvolveu objetos como mapas e placas táteis e peças em 3D do espaço. O material foi elaborado em parceria com o PortoFabLab, laboratório de fabricação digital voltado às artes do Espaço Cultural Porto Seguro.
A palestra será conduzida pelos educadores do Museu da Energia, Vilma Campos e Rodrigo Veríssimo, e por Juliana Henno, designer e coordenadora de atividades do PortoFabLab. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br. A palestra integra a programação especial da 16ª Semana Nacional de Museus (14 a 20/5), temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Em 2018, mais de mil espaços culturais do país participam da ação com atividades diversas relacionadas ao tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.
Desde sua reabertura, em 25 de janeiro, a equipe educativa do Museu da Energia tem trabalhado no desenvolvimento de materiais de acessibilidade para o público com algum tipo de deficiência. O Museu da Energia dispõe de mapas táteis dos dois pavimentos do espaço, além da reprodução, em 3D, de objetos de acervo expostos, livro braile e placas táteis com detalhes da arquitetura do casarão. No dia 16 de março, o museu lança o seu vídeo em libras com o objetivo de dar autonomia ao público surdo em visita ao museu.
“Diferente de outras instituições, o Museu da Energia optou por formar seu educativo proporcionando à equipe a participação em todo o processo de reflexão, produção e implantação dos materiais acessíveis. Esse processo permite ao educador criar outra relação com o material produzido e, consequentemente, com o visitante. O trabalho é longo e encontra uma série de dificuldades, mas com a consultoria e a troca com outros profissionais do ramo, a vivência se torna diferenciada e gratificante”, comenta Luciana Nemes, coordenadora do Museu da Energia.
Juliana Henno é designer e pesquisadora na área de arte, design e mídias digitais. Doutora e Mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e graduada em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atualmente coordena e desenvolve pesquisas e atividades práticas sobre a implicação da fabricação digital nas Artes Visuais no PortoFabLab do Espaço Cultural Porto Seguro.
Rodrigo Veríssimo é educador estagiário do Museu da Energia de São Paulo. Possui formação técnica em Museologia pelo Centro Paula Souza e Artes Gráficas pela Escola SENAI Theobaldo de Nigris, além de cursar graduação em filosofia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Em 10 anos de experiência na Museologia, atuou nas áreas de orientação ao público, documentação, registro e catalogação de acervos, iconográfico e audiovisual.
Vilma Campos possui formação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e formação complementar em Museologia (Técnico em Museu do Centro Paula Souza). Em 10 anos de experiência na Museologia, já atuou nas áreas de documentação, comunicação, produção cultural e gestão de projetos, além de educação em museus. Atualmente, é educadora do Museu da Energia de São Paulo.
16ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
Além do lançamento do vídeo em libras, o Museu da Energia participará da 16ª Semana de Museus do IBRAM com outras atividades. Confira abaixo:
Lançamento do Vídeo em Libras do Museu da Energia | quarta-feira, 16 de maio, às 10 horas
O Museu da Energia de São Paulo lança seu primeiro vídeo em libras, disponível em tablets, para uso durante o percurso de visita ao museu, como forma de oferecer autonomia ao público surdo. Além do lançamento, haverá a realização de visita em libras, às 11 horas, com a educadora surda Priscila Souza.
Roda de Conversa: Centro Hiperconectado | quinta-feira, 17 de maio, às 14 horas
Roda de conversa voltada a estabelecer um programa de ações culturais colaborativas entre as instituições atuantes na região do Bom Retiro, Campos Elíseos e Luz. O evento acontece no Sesc Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185), com a participação de representantes do Ilú Oba De Min, Museu da Energia, Projeto Subcentro e Sesc Bom Retiro. Aberto a instituições, grupos, movimentos e atores sociais e culturais do Centro, além do público em geral. Mediação de Lilian Amaral – artista visual, pesquisadora e Diretora da Rede Internacional de Educação Patrimonial.
Museu da Energia e o acervo da Fundação Energia e Saneamento | sexta, 18 de maio, às 14 hrs
Profissionais que trabalham no acervo histórico da Fundação Energia e Saneamento, instituição mantenedora do museu, apresentam qual a natureza do trabalho realizado pela entidade e como se dá o relacionamento das equipes com o Museu. A Fundação possui um acervo que guarda, entre outros, 260 mil documentos fotográficos e 3.500 objetos museológicos, utilizados na composição de conteúdos destinados às exposições e ações educativas do Museu da Energia. A atividade é voltada, em especial, aos profissionais de instituições culturais e é necessário se inscrever pelo e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br.
SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
SOBRE A CTG BRASIL
Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW.  Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
PATROCINADOR DO MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO
CTG Brasil
EMPRESAS MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Cesp, Sabesp e Emae
SERVIÇO | EVENTO: MUSEU DA ENERGIA ACESSÍVEL
Data: Terça-feira, 15 de maio de 2018, às 14 horas
Onde? Museu da Energia - Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo – SP
Funcionamento do Museu da Energia: terça a sábado, das 10 às 17 horas.
Informações: 11 3224 1489 ou saopaulo@museudaenergia.org.br
ENTRADA GRATUITA
www.museudaenergia.org.br      

Nenhum comentário: