concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Convocatória BienalSur para Artistas e Curadores


A gestão geral e artística da BIENALSUR convida artistas e curadores a apresentar projetos de obras e curadorias de pesquisa para integrar a programação de sua segunda edição, que terá lugar em diferentes locais e espaços localizados em um território expandido e multipolar que integra simultaneamente aos países da América do Sul e outros da África, Ásia, Europa, América Central e do Norte, entre julho e outubro de 2019.
As propostas devem se encontrar dentro do horizonte das teorias contemporâneas da arte e da cultura, a fim de contribuir para pensar, problematizar ou dar outras visões e abordagens para a multiplicidade de experiências de vida do nosso tempo.
Artistas e curadores de qualquer nacionalidade podem se apresentar à convocatória de forma individual ou coletiva.
BIENALSUR é um projeto realizado pela UNTREF (Universidade Nacional de Tres de Febrero de Buenos Aires), uma universidade pública argentina, que tem entre seus propósitos contribuir, desde América do Sul, para a criação de uma cidadania cultural.
Seu formato e funcionamento garantem que a arte de cada região não seja integrada como uma mera cota de diversidade, mas que sejam apresentadas sobre uma base de igualdade a partir de suas singularidades e posições relativas. Portanto, entre os objetivos que animam este projeto, destaca-se a constituição de um espaço que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico com autonomia dos grandes relatos canônicos. Também busca promover o surgimento de práticas alternativas no mundo da arte e da cultura, tanto na produção de idéias e obras, quanto nos modos de exibição, circulação e consumo.
A BIENALSUR promove um verdadeiro exercício processual que se desenrola nas criações artísticas e intelectuais e em uma curadoria que analisa os critérios usuais colocados em jogo em exposições de arte contemporânea. É por isso que realizamos essas convocatórias abertas para artistas e curadores onde convidamos a imaginar propostas para espaços públicos, bem como para instituições artísticas ou sites específicos que sejam interessantes para realizar diferentes tipos de amostras, ações, intervenções ou interferências, que podem ser localizadas em algum das diferentes sedes da BIENALSUR, na América do Sul ou em um dos outros lugares que compõem ou podem ser integrados ao vasto território que integra essa plataforma de arte contemporânea.
CRONOGRAMA
– Inscrições:
 até 30 de junho/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: -

– Inscrição: 
http://bit.ly/2Jz6TYY

Nenhum comentário: