concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Ocupação.NÁMÍBIÀ é uma imersão estética que acontece no Sesc Pinheiros



Loïc Koutana

A coletividade de artistas negros realiza oficinas e debates empoderados pelo conceito “afrofuturismo”

A partir do dia 7 até 15 de março acontece no Sesc Pinheiros Ocupação.NÁMÍBIÀ da coletividade negra e LGBTQI+. O projeto é uma imersão nos campos das artes visuais e tecnologias embasadas e empoderadas no “Afrofuturismo”.
Durante os 8 dias de ocupação do Espaço de Tecnologias e Artes (3° Andar) a coletividade realiza 7 oficinas e um bate-papo sobre “Transfuturismo”. Ao todo são 11 artistas participantes, mais duas pessoas convidadas para roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas, com inscrição prévia no link:
coletividade NÁMÍBÌA surge da cena noturna underground de São Paulo de música eletrônica, na proposta de visibilidade e afirmação da produção visual e eletrônica de pessoas negras e LGBTQI+, assim conecta e agrupa artistas de diferentes áreas e regiões.
A programação de oficinas traz atividades de confecção de acessórios, figurinos, máscaras, maquiagem e performance. As atividades durante os dias da semana começam às 18h, com duração de 4 horas, sábado e domingo o inicio é às 10h com duração de 8 horas.
Com a perspectiva de debater a vida da população Trans/Travesti inserindo a produção e as experiências vividas por pessoas negras e LGBTQI+, o bate-papo “Transfuturismo”, no dia 9, sábado, às 19h, na Sala de Oficinas (2° Andar, capacidade 150 lugares) possibilita ao público um espaço participativo para dialogo e entendimento dos assuntos de interesse social envolvendo visualidades, arte, música e política. Como convidadas para abrir o diálogo Aretha Sadick (Multiartista) e Maria Clara Araújo (Pedagoga afrotransfeminista). Mediação é de Léo Teófilo e Misael Franco da coletividade.

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS
Máscaras africanas e suas extensões para adultos
Com Mo Ventura e Felinto
Dia 7, quinta-feira, às 18h

Essa oficina se divide em momento prático de confecção de máscaras africanas com materiais lúdicos e recicláveis. Na parte teórica traz a história das máscaras e as diferenças nas diversas etnias.
Felinto é educador infantil e pesquisador de máscaras africanas e Mô Ventura é artista plástica e fez parte da residência.NÁMÍBIÀ.
Maquiagem e incômodo visuais
Com Carmen Laveau e Ludovyki
Dia 8, sexta-feira, às 18h

Maquiagens artísticas dissidentes que aproxima a pessoa de si mesma externalizar sensações, momentos e urgências contestando o senso de “beleza”.
Carmen é maquiadora e dissidente das artes do rosto, explora a maquiagem de forma artística e não convencional.
Designer de figurinos e instalação corporal
Com Euvira e Léo Teófilo
Dias 9 e 10, sábado e domingo, às 10h

Produção de figurino performática que tem como mote a estética e pensamento afrofuturista e as expressões culturais nordestinas.
Léo Teófilo é designer de produtos e artista da moda. Atua na NÁMÍBIÀ desde o início e cuida da produção executiva dos figurinos dos artistas da NÁMÍBIÀ.
Euvira é artista visual e produtor cultural, coordena a NÁMÍBIÀ e tem grande destaque na cena artística de São Paulo devido aos seus figurinos e apresentação que envolve arte, ancestralidade e tecnologia.

Como fazer uma tela de Silk Screen
Com Ame Apolinário
Dia 12, terça-feira, às 18h

Uma introdução às técnicas do Silk Screen.

Apolinário diretor criativo da marca Cem Freio, Aponlinário é destaque da nova geração da moda brasileira. Em seu trabalho, desenvolve o tema gênero, ou melhor, o agênero.
Direção de arte e processo criativo em coletivo
Com Misael Franco
Dia 13, quarta-feira-feira, às 18h

Misael é idealizador da coletividade.NÁMÍBIÀ e essa oficina tem como objetivo dividir as experiências do processo de construção da coletividade e suas ações artísticas e sociais.

Vídeo e Expressão corporal
Com Loïc Koutana
Dia 14, quinta-feira, às 18h

Exercícios de ritmo, sincronização e improvisação, entendendo e descobrindo suas essências corporais e rítmicas. Serão abordados princípios audiovisuais para filmagem e edição de vídeos, que serão produzidos a partir de experimentos corporais.
Loïc Koutana é performer da coletividade.NÁMÍBIÀ e dá aulas de expressão corporal.
Rosto, Ferro e ancestralidade 
Com Zack BileNegra
Dia 15, sexta-feira, às 18h

Processo criativo e técnicas com arame para confecção de coroas e acessórios, tendo as coroas e penteados africanos com referência.

Zack BiliNegra é artista plástica e utiliza ferro para confeccionar adornos, estruturas e esculturas.
        
BATE-PAPO
“Transfuturismo”
Com Aretha Sadick e Maria Clara Araújo. Mediação é de Léo Teófilo e Misael Franco da coletividade.
Local: Sala de Oficinas (2° Andar, capacidade 150 lugares)
Dia 9, sábado, às 19h

SESC PINHEIROS
Endereço: Rua Paes Leme, 195.
Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10h às 18h.
Tel.: 11 3095.9400.

Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 21h30; Sábado, das 10h às 21h30; domingo e feriado, das 10h às 18h30. Taxas / veículos e motos: para atividades no Teatro Paulo Autran, preço único: R$ 12 (credencial plena do Sesc) e R$ 18 (não credenciados).
Transporte Público: Metrô Faria Lima – 500m / Estação Pinheiros – 800m

 
fonte: Assessoria de Imprensa Sesc Pinheiros
Fernanda Porta Nova / José Maurício Lima / Yuri Pedro
Contatos: (11) 3095.9423 / 9425

imprensa@pinheiros.sescsp.org.br

Sesc Pinheiros nas redes
Facebook, Twitter e Instagram: @sescspinheiros

Nenhum comentário: