concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Residência Artística Território Livre – UnB

A Diretoria de Difusão Cultural (DDC/DEX/UnB), em parceria com a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) torna pública a Convocatória para a Residência Artística Território Livre, que busca selecionar um artista para pensar a criação de marcos da memória em espaços do campus Darcy Ribeiro considerados simbólicos durante a ditadura militar.
As inscrições estão abertas para a membros da comunidade interna e externa
à UnB, com idade mínima de dezoito anos, em todo o território nacional.
Estimular o debate sobre o tema e constituir espaço permanente que relembre a comunidade desse importante fragmento da história da instituição são objetivos do projeto. Outra perspectiva é resgatar o papel da Universidade como "território livre" para a produção do pensamento, como designa expressão cunhada por discentes no período da ditadura, em defesa da instituição.
O artista selecionado terá um mês para realizar pesquisas com base nos documentos e relatos disponibilizados pela Comissão da Verdade Anísio Teixeira, e apresentar uma proposta de intervenção. A ideia é que os roteiros históricos da Universidade sejam sinalizados com as intervenções artísticas e se tornem espaços de convivência para livre debate de ideias entre a comunidade acadêmica. O projeto poderá ser replicado em diferentes ambientes da UnB e resultar em outros formatos artísticos de divulgação.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 22 de julho/2019, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: bolsa de R$ 3.000 durante os trinta dias de residência, além de apoio na hospedagem.
– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2xzKQsm

Nenhum comentário: