concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 10 de agosto de 2019

Casa Bandeirista do Itaim participa da Jornada do Patrimônio Histórico


A construção do século 18, emoldurada pelo edifício Pátio Victor Malzoni, fica disponível para visitação livre e guiada, nos dias 17 e 18 de agosto
Um importante patrimônio histórico da cidade de São Paulo, que se encontra aberto para visitação, estará disponível também durante a Jornada do Patrimônio Histórico - evento que busca sensibilizar a população paulistana em busca do seu patrimônio-, que acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto. Trata-se da Casa Bandeirista do Itaim Bibi, do século 18, emoldurada pelo vão central do edifício Pátio Victor Malzoni, responsável por sua reconstrução e preservação. Na ocasião, o público poderá realizar visitas guiadas, às 10h e às 15h. O espaço estará aberto ao longo do dia, das 09h às 18h.
As inscrições ocorrem no local, com 20 minutos de antecedência (sujeito à disponibilidade). Com acesso pela Rua Iguatemi e pela Av. Faria Lima, a Casa Bandeirista do Itaim faz parte de um conjunto único da capital: é um dos 12 pertencentes ao estilo sertanista que resistiu ao desenvolvimento de São Paulo. Sua enorme importância histórica foi destacada no projeto de Botti Rubin Arquitetos para o Pátio Victor Malzoni, em que combinou a modernidade de vidros semirefletivos das torres com as paredes de taipa de pilão restauradas da casa, no terreno de 20 mil m².
Jornada do Patrimônio Histórico
Organizada pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a Jornada do Patrimônio tem como principal objetivo estimular a população a reconhecer os patrimônios históricos e culturais paulistanos, que tratam da memória e identidade dos diferentes grupos sociais presentes na cidade.
Nesta edição vai celebrar todos os cantos da cidade de São Paulo, por meio das histórias, memórias, pessoas e lugares que traduzem o nosso patrimônio histórico e cultural.
O objetivo é compartilhar e fortalecer iniciativas de valorização do patrimônio cultural paulistano que procuram trabalhar os distintos territórios, evidenciando as particularidades históricas e aspectos contemporâneos das cinco regiões da cidade: centro, norte, sul, leste e oeste. 
SOBRE PÁTIO VICTOR MALZONI
Localizado no nº 3.477 da avenida Brigadeiro Faria Lima, o Pátio Victor Malzoni se tornou um verdadeiro símbolo não apenas da região da Nova Faria Lima – conhecida pela presença de modernos edifícios corporativos – mas de toda a cidade de São Paulo. Com projeto de Botti Rubin Arquitetos, o edifício está construído em um terreno de 20 mil metros quadrados, e possui uma arquitetura única, que combina a modernidade de vidros semirefletivos com as paredes de taipa de pilão restauradas da Casa Bandeirista.  O prédio oferece áreas de convivência para o público externo e interno e tem uma das maiores lajes da América Latina com 5,000m², que fica sobre um vão de 45 metros, emoldurando e destacando a construção do século 18, mais uma característica única ao Pátio.
Considerado também um empreendimento verde, o edifício acaba de receber a certificação LEED EB O&M, ou Leadership in Energy and Environmental Design Platinum – V4. Com foco na operação e manutenção, a certificação, foi conferida por conta das iniciativas desenvolvidas pelo empreendimento, além de seu projeto de Eficiência Energética, que lhe dá praticamente autossuficiência energética e hídrica, realizou a primeira horta subterrânea do país e faz a gestão dos resíduos produzidos pelo condomínio. Para os condôminos, ainda oferta diversas facilidades com engraxate, máquina de flores, lavagem automotiva ecológica, lavanderia de roupas por aplicativo e heliponto, além de incentivos, tendo instalados dois bicicletários com oficina dedicada e vestiários equipados.
Serviço:Condomínio Pátio Victor Malzoni
Endereço:
 Av. Brigadeiro Faria Lima, 3477 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133
Telefone: (11) 3078-6914
Horário de Funcionamento: Todos os dias e horários, inclusive aos finais de semana e feriados.
Site:
 www.patiovictormalzoni.com.br
Casa Bandeirista do ItaimEndereço: 1º Pavimento do Condomínio Pátio Victor Malzoni
Horário de Funcionamento: das 09h às 18h, de segunda a sexta-feira. Sábado, das 10h às 15h e fechado aos domingo e feriados.

Nenhum comentário: