concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

mostra Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau - SP


Sarah Bernhardt interpreta La Princesse Lointaine, pô
ster para a revista La Plume (1897)
 
Últimas semanas para conferir a mostra Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau
Exposição com obras do criador do estilo que eternizou a Belle Époque fica em cartaz até 15/12 no Centro Cultural Fiesp
São Paulo, novembro de 2019 – A exposição Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau, que homenageia o ícone máximo desse movimento, entra na reta final. Até 15 de dezembro, no Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313), com entrada gratuita, a mostra traz a maior coletânea do artista tcheco já exibida no Brasil. Nascido em Ivančice, atual República Tcheca, Alphonse Mucha (1860-1939) teve uma carreira de muitas façanhas. Pioneiro na arte publicitária, consagrou na Paris da Belle Époque um estilo marcado pela sutileza e pelo perfeccionismo que se tornaria símbolo da era de ouro da cultura francesa. Hoje, passados 80 anos de sua morte, continua a influenciar artistas no mundo todo e mantém sua herança viva em ilustrações contemporâneas, como observada no universo dos HQs e dos Mangás.
Na exposição, ao longo de quatro ambientes, mais de 100 obras cedidas pela Fundação Mucha desvendam o talento múltiplo e o legado do expoente da Art Nouveau. As peças estão divididas em seções. Em Mulheres: Ícones & Musas o público confere o ponto alto da trajetória do artista. O espaço reúne pôsteres dos memoráveis espetáculos de Sarah Bernhardt no Teatro Renaissance, anúncios de marcas de cerveja, cigarros, lança-perfumes, e outras dezenas de artigos igualmente referendados pelo toque de Mucha – como caixas de biscoito, embalagens de perfume e capas de livro.
Os núcleos O Estilo Mucha - Uma Linguagem Visual e Beleza – O Poder da Inspiração revelam um pouco das mensagens ocultas em sua obra. Criado em uma nação que lutava pela independência – na época, a República Tcheca vivia sob o domínio do Império Austro-Húngaro –, o artista, desde jovem, cultivou o desejo da libertação do povo eslavo. Analisando os seus desenhos, é possível observar a presença constante de elementos dessa cultura, como figurinos e artigos decorativos do folclore eslavo, formas geométricas, curvas, adereços e a quase ausência de profundidade que remetem à arte bizantina. Era evidente a intenção do artista em aproveitar a reputação conquistada no então centro cultural do mundo para divulgar a força da civilização eslava.
Essas gravuras são também um ensaio daquilo que geraria a obra-prima de Mucha: A Epopeia Eslava, série de 20 quadros gigantes produzida ao longo de quase duas décadas e que representam o ponto máximo dessa missão. Atualmente essas obras são muito frágeis para viajar, mas são exibidas por meio de uma instalação digital na exposição em São Paulo. Instaladas em um palácio localizado próximo à cidade natal do artista, essas obras não integram o catálogo da exposição.
Por fim, a seção O Legado do Estilo Mucha reúne alguns dos nomes representativos da influência do artista. Do Japão, destaques para Nanase Ohkawa, Mokona, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi, fundadoras do grupo CLAMP e autoras de títulos conhecidos mundialmente, como Cardcaptor Sakura e as Guerreiras Mágicas de Rayearth. Da Coreia do Sul, a mostra traz desenhos de Ko Yasung, ilustrador das HQs Stigmata e The Innocent; Rhim Ju-yeon, conhecido pelos títulos President Dad Ciel: The Last Autumn Story, e de outros ilustradores contemporâneos.
Sucesso mundial
As obras da exposição Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau pertencem à Fundação Mucha, administrada pelos herdeiros do artista e localizada em Praga, na República Tcheca. Ao longo dos últimos anos, essas obras foram temas de mais de 40 exibições pelo mundo, atraindo mais de 4 milhões de visitantes.
Em 2018, sete cidades receberam a retrospectiva, incluindo Copenhague, Nova Iorque, Madrid e Paris. Na capital francesa, foi registrado o recorde de público em toda a sua história: mais de 340 mil pessoas foram ao Museu de Luxemburgo contemplar as obras de Mucha. A mostra também tem colhido sucesso da crítica por onde passa.

SERVIÇO
Exposição Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau
Período expositivo: de 18 de setembro a 15 de dezembro
Horários: de terça a sábado, das 10h às 22h e domingos, 10h às 20h
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Agendamentos escolares e de grupos: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Entrada gratuita. Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br
fonte:
Agência Galo

Nenhum comentário: