concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

“2720 Viva Maria”, trabalho de Lívia Aquino a partir da leitura da obra de Waldemar Cordeiro - Casa da Imagem - SP

 

(foto:divulgação)

Bandeiras ocupam a Casa da Imagem

 

Unidade do Museu da Cidade de São Paulo receberá “2720 Viva Maria”, trabalho de Lívia Aquino a partir da leitura da obra de Waldemar Cordeiro; trabalho pode ser visto a partir de 25/10

São Paulo, outubro de 2021 – “Canalha”. Essa foi a palavra costurada numa bandeira de algodão exposta por Waldemar Cordeiro na Bienal de Artes da Bahia em 1966, período inicial da ditadura civil-militar no Brasil. Antônio Carlos Magalhães, governador do estado naquele momento, censurou esse e outros trabalhos da mostra por gerarem questionamentos acerca do contexto. Esta obra foi revisitada pela artista Lívia Aquino na exposição “2720. Viva Maria”, que será lançada em 25/10, na Casa da Imagem.

Cinquenta anos depois da Bienal da Bahia a bandeira tornou-se uma imagem repetida nas redes sociais associada a canalhocracia fendida no país. Ao recuperar o trabalho de Cordeiro, Lívia Aquino propõe uma ação de tradução na intenção de múltiplo, costurar 2720 bandeiras coletivamente com vistas a cobrir a empena do prédio anexo ao Congresso Nacional em Brasília. Ainda nessa direção, a palavra passa do singular para o plural – canalhas – e o modo de exibição é alterado para a horizontal, saindo do mastro e ganhando o gestual dos braços, semelhante ao que acontece nas manifestações de rua.

A artista é doutora em Artes Visuais pela Universidade de Campinas (Unicamp) e sua prática opera conexões entre a imagem, a escrita e a leitura, explorando seus significados e os sentidos que produzem no espaço e com o outro como participador. Para 2720 Viva Maria a artista mobiliza, desde 2017, grupos diversos para costurar e conversar acerca dessa bandeira e de assuntos relevantes para os presentes, aquilo que pode atingir a todos.

Na Casa da Imagem propõe uma inserção em lambes no muro interno do quintal, abrindo espaço para a oficina de costura ao longo da mostra. Bandeiras costuradas estarão presentes também ocupando tanto a fachada como a parte interna do prédio. Durante a exposição dos lambes – outubro a março – a instituição e a artista abre a mesa de costura para quem quiser e puder sentar para a conversa em torno da palavra, do contexto em que ela é usada, das histórias que cercam a bandeira de Waldemar Cordeiro e sua tradução no contexto atual.

A Casa da Imagem, localizada no Centro da capital paulista, é uma das 13 unidades do Museu da Cidade de São Paulo, que tem como sede o Solar da Marquesa de Santos. De forma geral, o museu discute várias temáticas nas áreas de arquitetura, história, antropologia e arqueologia, por meio de exposições e outras manifestações artísticas de diversas linguagens que se conectam entre si.

 

 

 

SERVIÇO

Exposição: 2720. Viva Maria

Data: 25/10/2021 até 27/03/2022

Horário: terça a sexta, das 10 às 16h; sábado e domingo, das 13h às 17h.

Local: Casa da Imagem – Rua Roberto Simonsen, 136B, Sé – São Paulo/SP

Gratuito

 

SOBRE O MCSP

Vinculado ao Departamento dos Museus Municipais da Secretaria Municipal da Cultura, o Museu da Cidade de São Paulo promove a reflexão contínua das dinâmicas de construção da cidade física e simbólica, retratando a sua diversidade cultural e registrando a memória de sua população. Sua estrutura física é formada por uma rede de casas históricas, construídas entre os séculos 17 e 20 e distribuídas nas várias regiões que representam remanescentes da ocupação da área rural e urbana de São Paulo. São  elas: Beco do Pinto; Capela do Morumbi; Casa da Imagem; Casa do Butantã; Casa do Caxingui; Casa do Grito; Casa do Sítio da Ressaca; Casa do Tatuapé; Casa Modernista; Chácara Lane; Cripta Imperial; Sítio Morrinhos e Solar da Marquesa de Santos.  


fonte: Afência Galo

Nenhum comentário: