concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 7 de agosto de 2022

exposição Catopezera – o som das cores - Mônica Mendes - SP

 

 

Shopping em São Paulo apresenta a tradição Catopezera da cultura brasileira através de obras da artista plástica Mônica Mendes

Mostra gratuita acontecerá no West Plaza, na Galeria Cia Arte Cultura, de 6 de agosto a 4 de setembro. A vernissage contará com a apresentação musical de Tino Gomes e Danuza Menezes, que demostrarão aos visitantes um pouco do estilo Catopê

West Plaza vem abrindo espaço para uma série de ações culturais e que demostram ao público diferentes olhares, não apenas relacionados às formas em que as obras são apresentadas, mas também aos detalhes e riquezas da cultura popular brasileira. Assim será a nova exposição na Galeria Cia Arte Cultura, de 6 de agosto a 4 de setembro, com o tema “Catopezera – o som das cores”, da artista plástica Mônica Mendes.

Mas, o que são catopês, que inspiram a autora? São grupos de danças que representam as tradições folclóricas da região de Minas Gerais. Eles dançam ao som de tambores, pandeiros, violas, violões e caixas para louvar Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Divino Espírito Santo.

A exposição “Catopezera – o som das cores” reúne 19 obras que traduzem o colorido dessa tradição cultural, são pinturas em óleo sobre linho que representam o Catopê. A artista faz relação entre a musicalidade das festas populares e as cores, as penas dos cocares, as tonalidades das fitas e a indumentária dos participantes que se integram em uma única atmosfera, promovendo diálogos entre a expressão multilinguística das festas tradicionais e as formas, texturas e cores das próprias pinturas.

A harmonia e o equilíbrio que Monica Mendes alcança em suas obras é tão grande que os apreciadores de arte conseguem ouvir os sons das cores, ter o sentimento que existe nas manifestações populares em termos de movimento dos personagens, do modo que ocupam o espaço e das melodias que emitem. Instaura-se um mundo mágico onde as cores ganham sons, e os sons se multiplicam em cores.

Mônica Mendes começou a demonstrar sua paixão pela arte ainda na infância, seguindo os passos de sua avó, da tia e da mãe, que eram artistas dedicados. Mas, foi em 2009 que ela iniciou sua trajetória artística abrindo seu primeiro estúdio. Em 2016, realizou um Mestrado em Belas Artes em Pintura pela Academy of Art University em San Francisco. Seu trabalho é especializado em pinturas a óleo, sem estilo figurativo, e também utiliza técnicas de acrílico e resina de papelão.

A vernissage da exposição será no dia 6 de agosto, a partir das 16h, com apresentação do cantor e compositor Tino Gomes -que desde a década de 70 se dedica a divulgar a cultura popular brasileira-, e a professora de percussão Danuza Menezes.

 

Exposição “Catopezera – o som das cores”

Gratuita

Vernissage – 6 de agosto às 16h com apresentação de Tino Gomes e Danuza Menezes

Quando: 6 de agosto a 4 de setembro

Horário de funcionamento do shopping

Onde: Galeria Cia Arte Cultura - Bloco B, 2º piso.

Endereço do shopping: Avenida Francisco Matarazzo - Água Branca, São Paulo – SP

Site: www.westplaza.com.br

Telefones: telefone (11) 3677- 4000 e (11) 94516-3051

Redes sociais:

Instagram @westplaza

Facebook @shopwestplaza

 

Sobre o West Plaza

Com 31 anos de história, o shopping é um dos mais tradicionais de São Paulo e referência em comércio, serviço e lazer na zona Oeste da capital.

Atualmente, o West Plaza conta com mais de 200 lojas, considerando importantes âncoras do mercado, como C&A, Renner, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Centauro, Pernambucanas. Ainda neste ano o empreendimento expandirá seu mix com a chegada de redes como: Girafas, Enlace, Sandaliaria, Império da Beleza, Albert Famous, Smart Case, Lan Shopping.

Dentre as opções de lazer e serviços, estão: Teatro West Plaza, cinema Cinemark, Villa Bowling, uma unidade da Polícia Federal, academia Bio Ritmo, bicicletário etc.

West Plaza possui uma série de ações de responsabilidade socioambiental e voltadas à sustentabilidade, tendo recebido o Certificado de Energia Renovável 2022, graças às políticas adquiridas pelo centro de compras. 

O empreendimento também investe em coleta seletiva, de medicamentos e embalagens, máscaras, lâmpadas, pilhas e baterias, lixo eletrônico, capsula de café, coleta de óleo vegetal, além de sistema de ar-condicionado ecologicamente correto já que não emitem CFCs (clorofluorcarbonos), substâncias químicas sintéticas, formadas por cloro, flúor e carbono, que afetam a camada de ozônio, sendo prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

O sistema de água utilizado foi projetado para que as torneiras dos sanitários sejam acionadas por sensores que controlam a saída de água de acordo com a aproximação das mãos, reduzindo o consumo entre 35% e 80%. Além disso, as descargas e torneiras são equipadas também com sistemas de pressurização e arejadores que resultam em uma economia de aproximadamente 40% de água. Essas ações são realizadas com o intuito de evitar o desperdício.

Nenhum comentário: