concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 20 de setembro de 2022

exposição Habitare - Alejandra Dawi - Instituto Cervantes - SP


 Instituto Cervantes de São Paulo recebe a exposição Habitare a partir do dia 24 de setembro.

Mostra da argentina Alejandra Dawi tem visitação gratuita até o dia 21 de outubro.

Com 27 obras em cerâmica, todas com modelagem manual e queima em forno elétrico, a artista visual Alejandra Dawi apresenta entre os dias 24 de setembro e 21 de outubro, no Instituto Cervantes de São Paulo, a exposição “Habitare”. Com visitação gratuita, a mostra produzida durante a pandemia do novo coronavirus, apresenta duas temáticas: A visão externa de homem atual, como habitante do fim do mundo, e a realidade interna de homem, que habita o universo feminino receptivo e criativo. Segundo a artista, as duas realidades se convergem no renascimento, onde há outros horizontes quando reconhecemos o sagrado na vida, um lugar para onde voltar e habitar na consciência da união e o amor.

Utilizando suportes em madeira, ferro terra, tecido e areia, Habitare é a segunda exposição individual de Alejandra Dawi, que vive no Brasil desde 1999.

A mostra é um convite a uma reflexão sobre como me habito, como habito o mundo, transformo ou me habituo a ele – Explica a artista - Posso falar que cada escultura nasceu de uma autêntica necessidade de ressignificar o que estava vivenciando durante a pandemia.  Por meio de imagens poéticas compartilho com o público meu olhar resiliente nestes tempos extraordinários, tempos de aprendizados e superação.

Com o apoio do instituto Cervantes de São Paulo e a Embaixada da Espanha, Habitare consagra a diversidade da arte de cerâmica e apresenta entre outras peças:

1) Isolamento - Instalação feita em cerâmica esmaltada e ferro com dimensões de 90x70x40cm. A peça nasceu no começo da reclusão pandêmica e representa o distanciamento social com cada pessoa habitando e ressignificando uma nova realidade.

2) Refugiados - Instalação feita em terracota, paperclay esmaltada e tecido com dimensões de 200x200x30cm. É uma versão redimensionada dos refugiados refeitos pela artista em 2019.  Sem terra onde habitar, sem terra onde plantar uma semente.

3) Homem virtual - Instalação em cerâmica esmaltada e madeira de demolição, inspirada na obra literária “La Resistência” do escritor argentino Ernesto Sábato. A obra é representada por uma fileira de nove cabeças que se comunicam no vácuo de uma tela. Representa a nossa realidade atual.

4) Entre lençóis - Escultura em paperclay esmaltada em madeira com dimensões de 50x50x20cm, a obra mergulha no universo feminino, no tempo, no imaginário e no presente de um corpo amadurecido.

5) Acrobatas – Peça em cerâmica esmaltada, ferro e madeira com dimensões de 35x20x60cm, faz parte de uma série de esculturas que representa a artista que nasceu no universo da dança. Tem movimento livre e busca equilíbrio, uma forma de memória corporal.

 

Sobre a artista:

Alejandra Dawi nasceu em Buenos Aires numa família de artistas, desde criança a dança, a música e a cerâmica foram parte do seu cotidiano. Vive a arte como uma oportunidade de conexão com o universo criativo que desde cedo fala através dela.

No percurso da sua vida a dança contemporânea e a bioenergia influenciaram fortemente na forma como ela entra no processo criativo da cerâmica. Buscando o equilíbrio e originalidade no desenho, encontra na argila a beleza do movimento orgânico onde surgem imagens poéticas que dão sentido às esculturas.

Mudou-se para o Brasil em 1999, onde achou na cerâmica um espaço de manifestação artística. Nessa trajetória agradece aos mestres Lila Diaz (Buenos Aires), Maria Helena Saparolli e Alice Yamamura (Curitiba) por todo seu apoio e incentivo à arte.

Em 2009 mudou-se para Atibaia, interior de São Paulo, participou de diversas exposições, feiras, e eventos culturais, onde conseguiu desenvolver seu trabalho autoral em escultura e joia cerâmica.

Em maio de 2019 realizou a sua primeira exposição individual, Entre o Céu e a Terra, projetado para ser itinerante. Nesta exposição conseguiu reproduzir uma síntese da sua vivência, onde a alma e a poética do barro se uniram para deixar sua mensagem de reflexão para os tempos extraordinários que hoje vivemos.

 

Serviços:

Exposição Habitare

Quando: De 24 de setembro a 21 de outubro

Visitação: De segunda a sexta das 16 às 20h

Abertura: 24 de setembro 11h

Onde: Instituto Cervantes de São Paulo

Av Paulista, 2439

Quanto: Grátis

Para saber mais sobre a artista acesse: https://alejandradawiceramicas.com

Nenhum comentário: